Acendimento das luzes, Auto de Natal, trio de cordas e Coral Municipal abrem programação de Natal

Serão aproximadamente 3 horas de apresentação, a partir das 19h, na sexta-feira (1), em frente ao Museu Gustavo Teixeira

A abertura oficial da programação de Natal em São Pedro promete, literalmente, encantar a todos. A passarela da Cultura Maria do Carmo Mendes de Andrade e Souza, espaço localizado em frente ao Museu Gustavo Teixeira, será o palco das apresentações que começam às 19h de sexta-feira (1).

O show de acendimento das luzes será marcado, além da iluminação da praça Gustavo Teixeira e do Museu Gustavo Teixeira, pela apresentação do Auto de Natal, do Trio de Cordas Zaravi e Cantata de Natal, preparada pelo Coral Municipal  Dorothea Bená Ghirotti.

“Serão aproximadamente 3 horas de apresentações. Estamos preparando o espaço com cadeiras para as pessoas se acomodarem e participarem e após a realização do Show de Acendimento, o Papai Noel vai ficar no espaço e as pessoas vão poder tirar fotos”, conta o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

O local também terá uma praça de alimentação e no Museu vai acontecer a abertura da Exposição Internacional de Presépios, organizada por Carlos ABC.

No show de acendimento, o público vai assistir uma história sobre sentimentos que as pessoas por vezes se esquecem na rotina diária e são relembradas no período de Natal, como fé e amor ao próximo. O musical retrata a história de Belle, uma menina que não acredita na magia do Natal. Ela vive na cidade de São Pedro, local em que o espírito natalino é celebrado com entusiasmo por todos, exceto por ela. Em uma noite fria e estrelada, enquanto está caminhando e refletindo sobre suas dúvidas em relação ao Natal, Belle se vê envolta por uma luz misteriosa e é transportada para um mundo desconhecido: a Vila do Noel. Os artistas que vão participar da apresentar foram selecionados após audições realizadas.

A segunda apresentação da noite será do Trio de Cordas Zaravi, formado por João Dalga, Bruno Menegatti e Thiago Rossi, que usam o zarb, instrumento de percussão iraniano, rabeca, instrumento de arco precursor do violino e a viola. A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista, da  Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Outro espetáculo da noite, a cantata natalina do Coral Municipal “Dorothéa Bená Ghirotti” também ganhou participações especiais e, neste ano, será apresentada em forma de musical na abertura da tradicional festividade natalina de São Pedro.

Com um show de luzes e uma narrativa teatral e artística coreografada por bailarinos, personagens natalinos e pelo próprio Papai Noel, o musical promete atrair os moradores de São Pedro e de cidades vizinhas.

A participação na abertura do “Encanto de Natal”, de São Pedro, acontece uma semana após o Coral Municipal “Dorothéa Bená Ghirotti” iniciar sua turnê musical.

Na última sexta-feira, 24, o coral participou da tradicional programação natalina de Campos do Jordão (“Natal 15 anos Fundação Lia Maria Aguiar”), onde foi aplaudido em pé pela plateia.

Ao todo, são 12 apresentações em sete municípios (Campos do Jordão, São Pedro, Piracicaba, Águas de São Pedro, Torrinha, São João da Boa Vista e Jaboticabal), da próxima segunda-feira (4) até a antevéspera do Natal (23). No repertório, 13 peças dos mais distintos e variados ritmos e gêneros musicais, do erudito e pop ao rock and roll, africano e baião.

A diversidade musical, segundo define o próprio maestro do coral, Genival Silva, busca “abraçar a todos”, cantando o Natal, em seu “sentido mais real”, do nascimento de Cristo, mas “sem perder de vista a fantasia desse tempo de luzes, árvores de natal e Papai Noel”.

“Até porque a doutrina de Cristo é abrangente, é amor, mas não qualquer amor. É preciso praticar o que Ele ensinou e se permitir sonhar também”, diz o maestro e tenor, que, ao lado das sopranos Ana Áurea Haafeld e Rosa Maria Migatta, protagoniza dois solos e dois duetos.

Para o coordenador de Cultura, o sucesso do Coral Municipal Dorothéa Bená Ghirotti é resultado de um longo trabalho de organização do grupo, que estava parado há quase 20 anos e “foi reativado, ganhando corpo, profissionalismo e credibilidade com a regência do maestro Genival (Silva)”, elogiou.

“Em dois anos já estamos colhendo frutos desse trabalho, com nosso coral participando de encontros culturais, festividades, apresentações dentro e fora de São Pedro, levando a outros públicos o que temos de melhor da nossa cultura”, acrescentou ele, que destacou ainda a importância da estrutura oferecida pela Prefeitura de São Pedro. “O nosso coral tem se apresentado em palcos de cidades culturalmente evoluídas, o que é bastante gratificante. E, além dos locais para ensaios, a Prefeitura apoia toda essa logística, com transporte e alimentação”.

Repertório

Em harmonia e perfeita dissonância musical de quatro naipes (soprano, contralto, tenor e baixo), o repertório do coral conta com nove canções: “Cante a Canção” (Joe Raposo, versão Cláudio Rabello e adaptação Genival Silva); “Celtic Carol” (Kirby Shaw, versão Cacala); “African Noel” (tradicional africana, com arranjo de Sarah Elliot); “Anel Mágico” (Marcus Viana, com arranjo Jules Vandystadt); “É Natal” (tradicional inglês, com arranjo e versão em português de Jules Vandystadt); “Natal Nordestino” (R. Guedes Sat); “O Menino Chega” (Walter Santos e Teresa Sousa, arranjo de Paulo Roberto Domingos); “Villancico de Natal” (canto siciliano Johannes D. Falk e Federico Fliedner, com versão de Genival Silva); e “Jingle Bell Rock” (Joe Bal & Jim Boothe, com versão em português de Celly Campelo, arranjo de Ana Cristina Lago e adaptação de Wellington Fagundes). No amplo e diversificado setlist do musical, há ainda outras quatro apresentações em formato de solo e dueto: “Over The Rainbow” (Rodgers/Hart); “Panis Angelicus” (César Franck); “A Paz” (versão Roupa Nova); “Silent Night” (Franz Gruber, Noite Feliz, em inglês, alemão e português).

Ficha Técnica

Além dos 30 coralistas do Coral Municipal “Dorothéa Bená Ghirotti”, o Musical de Natal contou com uma ampla equipe que trabalhou nos bastidores e em cima do palco.

No teclado, Hilara Crestana; no violino, Felipe Teixeira; na flauta transversal, Diane Godoy; no contrabaixo, Matheus Franz; na bateria, Rodrigo Alves; e na mesa de som, Dario Rodrigues.

Produção da Eccus e KiDimais e produção artística da KiDimais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima