Na terça-feira (21), a Prefeitura de São Pedro promoveu a primeira reunião de trabalho da “Agenda 35”, projeto que se consolidou no principal instrumento de metas e diretrizes de políticas públicas do município. O evento, realizado na Secretaria de Turismo, reuniu quase 100 pessoas, entre representantes de segmentos diversos da administração municipal, do poder legislativo e do terceiro setor, incluindo também lideranças comunitárias, sociedade civil organizada, empresários, comerciantes, esportistas, artistas, acadêmicos, entre outros.
O encontro acontece um mês após a Prefeitura apresentar oficialmente ao público a “Agenda 35”, em cerimônia realizada no Centro de Convenções “Jacintho José Fávaro”.
A partir desta semana serão promovidas as reuniões de trabalho, divididas por temas, com o detalhamento das 437 propostas coletivamente levantadas ao longo dos últimos 12 meses entre os participantes e especialistas dos grupos de trabalho de cada um dos sete segmentos – Saúde e Serviços Sociais; Meio Ambiente; Educação; Infraestrutura Rural e Urbana, Habitação; Turismo, Cultura e Esporte; Segurança; e Desenvolvimento Econômico. O principal objetivo desses encontros é detalhar as metas definidas a curto prazo (2023 a 2025), médio prazo (2026 a 2030) e longo prazo (2031 a 2035) que estão na Agenda 35.
Segundo o prefeito Thiago Silva, uma dos principais motivos do sucesso da “Agenda São Pedro” foi a iniciativa da administração municipal, em 2021, de transformá-la em Lei Municipal (Lei 4.197), regulamentando o projeto como diretriz oficial e obrigatória de políticas públicas de São Pedro.
“Graças a essa ação, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura, todas essas metas ganharam caráter de Lei, ou seja, devem ser cumpridas obrigatoriamente, independentemente de quem for o prefeito”, disse o chefe do Executivo, que lembrou, ainda, que o projeto “Agenda São Pedro” nasceu em 2013, na gestão Helinho Zanatta/Thiago Silva.
“Após as reuniões temáticas será estabelecida uma Comissão Municipal da ´Agenda São Pedro´, com lideranças e representantes de cada setor. Para poder exercer, com efetividade, o trabalho de fiscalização e cobrança do cumprimento das metas, esse grupo também terá um caráter legal, com direito a Portaria publicada no Diário Oficial”, acrescentou.
O secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, celebrou o encontro e destacou que política e planejamento se faz com participação popular.
“Costumo dizer que a administração pública é uma obra inacabada na qual cada um coloca um tijolinho. A velocidade e a estrutura desta obra dependem da Prefeitura e podemos dizer que estamos muito acima da média nesse quesito”, analisou. “Se nos últimos dez anos chegamos no estágio de desenvolvimento em que estamos hoje, imagina onde chegaremos com a reprogramação e consolidação da segunda edição do ‘Agenda São Pedro’”, disse.
Em sua fala, o secretário de Governo e Coordenador de Esportes, Claudinei Arruda, ratificou a opinião e mostrou-se fortemente acompanhado de sua equipe na primeira reunião de trabalho da “Agenda 35”.
“São Pedro mudou e se encontra em outro rumo de desenvolvimento. Isso é nítido desde 2013, quando Helinho Zanatta e Thiago Silva assumiram a administração do município”, disse.
Em um evento democrático e participativo, a palavra foi aberta a todos os participantes e foi amplamente utilizada por representantes de diversos setores, como Fernando Mota (Sociedade Civil), Miriam Nogueira (Saúde), Daniela Gomes de Almeida (Turismo, Cultura e Esporte), Fabiane da Silva, (bibliotecária), Augusto Cesar de Paula (futebol), entre tantos outros.
“Escolhi São Pedro como cidade natal e me sinto lisonjeado por poder participar dessa construção coletiva de políticas públicas. Gostei muito da oportunidade, afinal a cidade somos todos nós que fazemos”, celebrou o alpinista Rodrigo Rainieri.
Na mesma linha, o instrutor de skate Cri Duarte, comentou sobre a iniciativa da Prefeitura de São Pedro e estabeleceu uma linha do tempo de como era o esporte antes e depois da gestão de Helinho Zanatta e Thiago Silva. “Eu trabalhava em outros municípios, pois não acreditava mais em São Pedro. Foi quando me chamaram pra trabalhar aqui e me deram ferramentas e condições para desenvolver bons projetos. Hoje sou reconhecido e estou feliz aqui”, disse.
A restauradora artística Alice Regina Quadrado Marques também exaltou o encontro e o apoio da Prefeitura à área cultural do município. “Fico muito feliz e gostaria de agradecer por todo o empenho e incentivo no trabalho de reforma, restauração e acessibilidade do Museu Gustavo Teixeira”, disse ela, que tem atuado na conservação e restauração do acervo de um dos principais cartões postais da cidade, já prestes a ser reaberto ao público.
Serviço
Reuniões de Trabalho (Agenda 35)
Local: Secretaria de Turismo
Endereço: Rua General Osório, 846 – Centro, São Pedro
Horário: 19h
Dia: Quinta-feira, 23
Tema: Educação
Dia: Terça-feira, 28
Tema: Meio Ambiente
Dia: Quarta-feira, 29
Tema: Saúde e Serviços Sociais
Dia: Quinta-feira, 30
Tema: Segurança; Desenvolvimento Econômico; e Infraestrutura Rural e Urbana, Habitação