Caldeirão Político

LUCIANO — I

Ninguém pode dizer que o prefeito Luciano Almeida (PP) não veste a camisa de Piracicaba. Agora, tirar a camisa em público é — parece — estratégia de marketing nova no jogo político que tem um desenho forte para 2024. E foi o que fez o dedicado gestor piracicabano em evento dos 30 anos da PCJ, no Teatro do Engenho, sábado (18). Para fãs, a cena causou furor. Outros, porém, viraram o rosto, numa expressão de reprova. Este Capiau, idoso e cansado — que já viu e ouviu de um quase tudo nesta vida —, fica aqui pensando: se a moda de tirar a camisa em público pegar, os conservadores da cidade talvez se incomodem. Ou não? Toda nudez será castigada? Nem tanto, mas o marketing vai pegar pesado, cujo resultado só vem depois. E Luciano veste a camisa de Piracicaba e do PCJ.

 

LUCIANO — II

Na expectativa de que visões mais agudas sobre o seu governo sejam revertidas com o que ele tem denominado de “entregas” de projetos concluídos à população (Piracicaba sem papel, telemedicina, educação, novo contrato de asfalto e melhorias nas redes de água e esgoto do Semae, Pira nos Bairros, com aproximação dos pais nas escolas municipais, zeladoria gerida pelos próprios moradores nos distritos da cidade, entre outras). “Entregas”, diz o prefeito Luciano.

 

LUCIANO — III

Dentre os secretários de primeira hora, que o acompanham desde 2021 até aqui, sobressai-se o nome da secretaria da Agricultura, Nancy Thame, do Partido Verde (PV). O atual vice, Gabriel Ferrato, afastado da política por motivos de saúde, estaria fora do páreo? Luciano mantém, em seu secretariado, sete partidos políticos, que podem lhe oferecer cerca de 158 candidatos a vereadores. Quem sabe?

 

VICES

Com nomes praticamente definidos para a corrida à Casa Amarela em 2024, sobram pelos corredores especulações e falatórios sobre prováveis candidatos/as a vice-prefeito/a entre os participantes da contenda que definirá quem governará Piracicaba entre 2025/2028. O Edifício do Centro Cívico é pintado em amarelo e, agora, já  o apelidam de Casa Amarela, versão caipira da Casa Branca, nos EUA.

 

BARJAS — I

A criação Federação nacional dos partidos PSDB/Cidadania (leia-se Barjas Negri e Roberto Moraes) pode reanimar ainda mais o ex-deputado estadual, que voltou a frequentar eventos públicos e tem sido mais constante na imprensa por suas andanças a inclui-lo como possível vice. Vivem na paz e no amor ao próximo.

 

BARJAS — II

Na hipótese de o nome de Barjas Negri ir para as urnas com a informação (ou fofoca apenas) de que sua candidatura se encontra “sub judice”, seria inevitável o seu enfraquecimento sobre parcela da população que ainda o tem como preferido, segundo pesquisas demonstram. Como Federação, PSDB/Cidadania só poderão indicar 24 candidatos a vereador.

 

ZANATTA

Mesmo sem se declarar formalmente interessado em disputar o cargo de prefeito no ano que vem, o deputado estadual Hélio Zanatta diz que só se definirá após orientação do presidente do PSD, Gilberto Kassab, aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mas há quem informe que Zanata já tem uma rede de pré-candidatos a vereadores, divulgando seu nome nos quatro cantos da cidade. Seu vice, em potencial e em tese, poderia ser o atual vereador Paulo Campos (Podemos).

 

COMANDO

Entende-se que o presidente do Podemos na cidade, Reinaldo Pousa, secretário do prefeito Luciano Almeida (PP), tem, segundo informações de quem participou de uma reunião com Campos, Pousa e a presidente do partido, Renata Abreu, em Brasília, a informação de que quem comandará será ele, Pousa.

 

MADUREIRA — I

Discreto, mas andando e conversando bastante, o deputado estadual Alex Madureira (PL) tem como opção primeira escolher um vice que venha do Partido Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas. Nesse caso, um dos nomes sugeridos pode ser o do atual presidente local do partido, Vanderlei Giangrossi, que já foi deputado estadual em Minas Gerais e vereador na cidade de São Paulo, não muito conhecido em Piracicaba, mas estrategista.

 

MADUREIRA — II

Alex Madureira já tem seis partidos sob a articulação da sua campanha. E pode chegar a mais um ou dois, elevando seus pré-candidatos a vereadores entre 144 a 192. O problema político é que, até o ano que vem, há muita água nas correntezas do  lendário Rio Piracicaba. Mas são os projetos políticos que tempera tudo, com as nuvens ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

 

BEBEL — I

Pré-candidata já lançada pelo PT, Professora Bebel, a deputada estadual tem também sua lista de pré-candidatos a vice, e mantém a força de ser o elo mais forte entre a Região de Piracicaba e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ela sairá com apoio também da federação composta pelo PV e PCdoB, que poderá lançar 24 candidatos a vereador. Um dos nomes que se sussurra, aqui e ali, é o do sindicalista José Osmir Bertazzoni, jornalista e advogado, em princípio pré-candidato a vereador pelo PCdoB, mas que poderia ser deslocado para vice.

 

BEBEL — II

Há também outras lideranças sondadas para o cargo como o do diretor da rádio Educadora, Jairinho Matos (PV) e do ex-vereador Gustavo Herrmann, filho do ex-deputado João Herrmann Neto. E também o nome do vereador Paulo Campos (Podemos), questão de diálogo e de tempo.

 

PRÊMIO

O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) realiza, quinta (23), na Vila Mariana, em São Paulo, a cerimônia do XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo. Rai de Almeida, vereadora da Câmara de Piracicaba, vai receber menção honrosa pelo apoio à causa da biblioteca pública da cidade, pela criação do Projeto de Lei para implantação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB e pelas ações para criação das Bibliotecas Escolares, conforme Lei 12.244/10

 

DÍVIDAS

Desde segunda (20), o Programa Desenrola Brasil passa a oferecer condições de parcelamento para dívidas com valor atualizado de até R$ 20 mil. Na quarta-feira, dia 22, por meio do Ministério da Fazenda, o Governo Federal promove o “Dia D – Mutirão Desenrola”, uma ação em conjunto com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do Programa, dedicado a reduzir o número de endividados e a dar oportunidades para os brasileiros com CPF negativado limparem seus nomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima