Cultura – Rai de Almeida cobra explicações sobre o acervo da Pinacoteca

A vereadora Rai de Almeida (PT) voltou a cobrar explicações do Poder Executivo a respeito do inventário do acervo da Pinacoteca Miguel Arcanjo Benício Assumpção Dutra. O tema voltou à pauta da Câmara Municipal de Piracicaba através do requerimento nº 1013/2023, aprovado na 65ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13).

O antigo prédio da Pinacoteca, na rua Moraes Barros, no Centro, foi fechado no fim de 2021. O acervo foi transferido para a sala de ensaio do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, no início de 2022. Desde então, a Prefeitura iniciou obras no Armazém 14-A, no Engenho Central, destinado a abrigar a nova Pinacoteca, que ainda não foi inaugurada.

A parlamentar questiona, no documento, se existe inventário total do acervo, do qual requer cópia e ainda qual é a previsão para a instalação da Pinacoteca no novo espaço. Ela ainda destaca que, em resposta ao requerimento 692/2021, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Prefeitura informou que existem cerca de mil obras cadastradas, que poderiam ser consultadas na plataforma “Sofia”.  “Em consulta feita ao link indicado não traz o acervo como dito na resposta e como a resposta ao requerimento é parcial, e o acervo da Pinacoteca continua armazenado em local pouco adequado, sujeito inclusive à deterioração”, salientou a vereadora.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima