Gaza – Bebel destaca ação do governo de Lula ao repatriar brasileiros

Bebel fez questão de cumprimentar o presidente Lula e a diplomacia brasileira pelo tão esperado êxito em mais uma etapa da Operação Voltando em Paz. Crédito: Divulgação

“Com grande alegria, cumprimento o presidente Lula e a diplomacia brasileira pelo tão esperado êxito em mais uma etapa”, afirma Bebel

 

 

Em suas redes sociais, neste final de semana, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) destacou a ação do governo brasileiro ao repatriar 32 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. “Com grande alegria, cumprimento o presidente Lula e a diplomacia brasileira pelo tão esperado êxito em mais uma etapa da “Operacão Voltando em Paz”, escreveu, destacando que a operação não custou um centavo aos repatriados, ao contrário de outras nações ricas, que tiraram seus cidadãos e lhes mandaram a fatura.

Os 32 brasileiros e familiares que, após 35 dias de angústia, conseguiram deixar a Faixa de Gaza têm previsão de desembarcar na Base Aérea de Brasília às 23h30 de ontem (13). Conforme foi divulgado pelos principais veículos de comunicação brasileiro, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), ao sair do Cairo, fará paradas para abastecimento em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e Recife. De lá, parte para Brasília. Os brasileiros devem passar duas noites na capital federal em um alojamento preparado pela FAB.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está responsável pela operação acolhida do grupo. Aqueles que não têm familiares no Brasil, serão encaminhados para um abrigo no interior de São Paulo.

O grupo de brasileiros cruzou a passagem de Rafah na manhã deste último domingo, 12 de novembro. Após os trâmites migratórios para entrar no Egito, eles iriam para o Cairo, onde passariam a noite. A viagem da fronteira até a capital do Egito dura cerca de 5 horas.

Após sair de Gaza, os brasileiros foram recebidos pela equipe da embaixada no Egito. O grupo também está sendo acompanhado por uma médica e uma psicóloga da FAB. Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas duas – uma mãe e um filha – desistiram na última hora por razões pessoais.

Do total de 32 resgatados, são 22 brasileiros, 7 palestinos portadores de Registro Nacional Migratório (RMN) e três palestinos familiares próximos. São 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Os brasileiros estavam em duas cidades no sul de Gaza. Uma parte em Rafah, e outra em Khan Yunis, e temiam pelas suas vidas, em função da invasão que vem sendo feita por Israel, matando diariamente dezenas de palestinos, sendo boa parte crianças.

Bebel completou sua postagem dizendo: “Faço votos de que a sagrenta ofensiva militar do Estado de Israel na Palestina tenha fim, por meio de um cessar fogo imediato, com a libertação dos reféns feitos pelo Hamas e perspectivas de entendimentos para uma paz duradoura. Basta de perda de vidas inocentes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima