UM ANO – I
A vereadora Rai de Almeida (PT) lembrou, na segunda-feira (30), o aniversário de um ano da vitória de Lula nas eleições de 2022, derrotando Jair Bolsonaro. Durante a reunião ordinária, ela destacou os programas implementados pelo governo federal somente nos primeiros 10 meses de gestão. “O dia 30 de outubro marca um ano em que o Brasil derrotou o pior presidente de sua História”, disse.
UM ANO – II
Ela lembrou que a “gente rememora a data, porque foi uma emoção que tomou conta de um segmento da sociedade” e apontou, ainda, que a gestão de Lula é baseada no slogan de campanha “em que defendemos a esperança por um mundo melhor e a reconstrução do nosso País”, acrescentou.
UM ANO – III
Rai de Almeida destacou que, com as novas políticas de governo, há previsão de que, até 2030, o Brasil saia novamente do Mapa da Fome, da ONU, “que havíamos saído em 2015, mas infelizmente retornamos”, disse. Ela enumerou outras realizações, como a inclusão de 21,4 milhões famílias no programa Bolsa Família, “num investimento total de R$ 14 bilhões”, acrescentou.
UM ANO – IV
Outra conquista, apontada pela vereadora, é a retomada de obras de escolas no País, em que 2908 foram reiniciadas e que existe uma perspectiva de chegar a 5662, “além do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que teve um reajuste de 39%, beneficiando cerca de 40 milhões de alunos em cerca de 150 escolas”, detalhou. Também lembrou do investimento de R$ 4 bilhões para a abertura de um milhão de matrículas em escolas de tempo integral.
UM ANO – V
Na área da saúde, Rai destacou a retomada do Mais Médicos, com a inclusão de 21 médicos em cerca de 4100 municípios. “A expectativa é chegar até o final de ano com 28 mil profissionais, além da retomada do programa Farmácia Popular, entre outros”, destacou. Ao final, ela enalteceu a retomada das conferências no País, com o objetivo de ampliar a participação social nas discussões do governo.
SENTIU – I
Bolsonarista puro-sangue, o vereador Fabrício Polezi (Patriota) sentiu o baque. Visivelmente irritado, subiu na tribuna para ofender o presidente Lula. “Nem preciso mostrar que o pai da mentira é o Lula, aquele que prometeu picanha para o povo, mas a picanha virou abóbora, não vai ser entregue”, afirmou.
SENTIU – II
Depois dos impropérios comuns de bolsonaristas contra petistas — “todo mundo que é adulto não tem o direito de acreditar uma palavra que sai da boca de um petista”, disse –, Polezi afirmou apenas que Bolsonaro “foi o melhor presidente da História”, disse. E os fatos?
ENERGIA
A falta de energia elétrica por mais de 30 horas em alguns bairros do município foi discutido na tribuna pelo vereador Zezinho Pereira (União Brasil). Segundo ele, o bairro Dos Dini e Monjolinho tem enfrentado problemas como risco de danos a uma produção de granja e perca de alimentos. O parlamentar fez um apelo à CPFL. “Não pode deixar a população muito tempo sem energia”, disse.
ROSA
O vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo da Câmara, destacou o ciclo de palestras que abordou questões da saúde da mulher no mês “Outubro Rosa”. “A orientação é fundamental para a prevenção”, disse, ao agradecer a parceria firmada com os hospitais Unimed e Fornecedores de Cana, o Comitê de Aleitamento Materno e a Secretaria Municipal de Saúde.
RECAPE
O vereador Josef Borges (Solidariedade) anunciou que nesta semana terá início obras de recape em concreto das vias de Piracicaba. O primeiro lote abrange cerca de 50 vias e o segundo está programado para o início de dezembro. O terceiro já está em processo de licitação e, segundo ele, há planos de um quarto lote, devido ao grande interesse de mais de 15 empresas no projeto. Ótimo.