A busca por agilidade no atendimento a eventuais casos de picadas de escorpiões em Ibitiruna e Anhumas foi tema de reunião na secretaria municipal de Saúde, na segunda-feira (23), entre o vereador Gilmar Rotta (PP), o subsecretário da pasta, Augusto Muzille, e Viviane Detoni, diretora da Escola Municipal “Nathalio Zanotta Sabino”, em Ibitiruna. O assunto foi comentado pelo parlamentar em discurso como liderança no plenário da 61ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (26).
“Eu fui procurado pela Viviane Detoni, que [informou] estar com um problema seríssimo lá no bairro, principalmente na Escola, que é a infestação de escorpiões. Infelizmente, na escola que tem mais de 70 crianças, de 5 a 12 anos, apareceram vários escorpiões, pegos lá dentro da escola, e a equipe de limpeza está sempre limpando”, falou o vereador.
Ele, na sequência, disse que o tempo de deslocamento de Ibitiruna/Anhuma até as regiões mais centrais de Piracicaba é de cerca 45 minutos, e que o prazo recomendado para que o soro antiescorpiônico seja ministrado em crianças é de até 50 minutos.
“Então, já praticamente ontem eu recebi um ofício do secretário de saúde, Dr. Douglas Koga, onde ele está autorizando o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a dar um suporte avançado para aquela região, juntamente com o apoio da direção da escola, com todos os pais dos alunos, com o posto de saúde de Ibituruna e, também, para o bairro de Anhumas. Essa nova regra, essa nova resolução que secretário de saúde está dando para a zona rural, para atendimento de picada de escorpião, vai servir para os dois bairros de Anhumas e Ibitiruna”, acrescentou.
Em seu discurso, Gilmar Rotta ainda falou sobre a possibilidade de criação de um dispositivo de acesso ao bairro Nova Suíça, na estrada Piracicaba-Anhembi. A demanda foi apresentada ao diretor regional do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Danilo Luiz Dezan, que de, acordo com o vereador, se comprometeu em leva-la à empresa que atualmente realiza o recapeamento de trechos da via.
O vereador, por fim, também relatou que haverá ampliação de dois horários de linhas de ônibus urbanos que servem ao Monte Alegre, conforme pedido apresentado por comerciantes do bairro.