Caldeirão Político

INSTITUTO SINDICAL

No encontro dos diretores do Instituto Sindical, coordenado pelo presidente Juca dos Metalúgicos, foi destacada ação em defesa dos trabalhadores.

 

ELEIÇÕES — I

Este idoso e cansado Capiau cometeu uma falha ontem, nos comentários sobre as eleições, e deixou fora, involuntariamente, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), presidido em Piracicaba pelo empresário André Augusti, uma das promessas da juventude política que se forma na Noiva da Colina. É uma nova geração de políticos. Ele faz parte do Diretório Estadual do MDB, que tem destaque na figura do ex-presidente da República Michel Temer.

 

ELEIÇÕES — II

O assessor especial Arlon Viana, que atua com o presidente Michel Temer há mais de 40 anos, é pessoa ligada à região. Além de Temer ser da nossa vizinha e querida Tietê, Arlon coordena as ações políticas do MDB em Piracicaba e Região, e tem mantido contato direto com André Augusti, que pensa na formação de chapa para disputar a Prefeitura de Piracicaba em 2024. O Capiau sabe que os jovens políticos, os novos, surgem assim, naturalmente.

 

ELEIÇÕES — III

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) — que tem como filiado de destaque o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin — é outra legenda que, em 2024, terá disputa pela Prefeitura de Piracicaba e o seu presidente local, Mário Neto, tem nomes sendo pontuados para uma pré-candidatura. Ou, talvez, como já foi possível a entender, pode haver um encontro de legendas entre o MDB e o PSB. Quem arrisca contrariar isso tudo?

 

LULA — I

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Lula, reuniu 38 jornalistas, sete fotógrafos e quatro cinegrafistas em um café da manhã no Palácio do Planalto, sexta (27). Na conversa com profissionais da imprensa, abordou uma série de temas, como a retomada de programas sociais, a previsão de crescimento de 3% da economia do país em 2023, os investimentos previstos em infraestrutura via PAC e a perspectiva de ampliação do auxílio federal ao Rio de Janeiro para combater a violência no estado.

 

LULA — II

“Eu não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas. O que determinei é que a Aeronáutica reforce o policiamento nos aeroportos e que a Marinha reforce o policiamento nos portos. Nós vamos ajudar. A Polícia Federal tem que ajudar investindo em inteligência, detectando as pessoas e prendendo as pessoas”, explicou — e muito bem explicado — o presidente Lula.

 

DOENÇAS RARAS — I

O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) sancionou a lei 17.802/2023, de autoria do deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), que cria a carteira de identificação para pessoas com doenças raras. O documento será utilizado em São Paulo para o atendimento preferencial prestado em repartições públicas e em estabelecimentos privados. Também está prevista a inclusão do símbolo de doenças raras em placas de atendimento preferencial em todo o estado.

 

DOENÇAS RARAS — II

A mais nova legislação já foi publicada no Diário Oficial (D.O.) do Estado e, desta forma, está em vigor. Por meio da medida, o Poder Executivo Estadual vai emitir aos interessados de todo o território paulista a carteira de identificação de doenças raras. O documento será autorizado mediante apresentação de laudos médicos que comprovem o quadro clínico em questão.

 

DESPEDIDA — I

Na sessão plenária de quinta (26), a procuradora Paula Bajer despediu-se da Justiça Eleitoral paulista após quatro anos de atividade — dois anos como procuradora regional eleitoral substituta e dois anos à frente da Procuradoria Regional Eleitoral.

 

DESPEDIDA — II

O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, destacou a postura e o compromisso da procuradora com a lisura do processo eleitoral. “A doutora Paula exerceu suas funções aqui com muita dedicação, enfrentou as últimas eleições e sempre buscou a realização da justiça com muita discrição, apresentando as impugnações necessárias por parte da Procuradoria e também zelando pela lisura do processo eleitoral.”

 

AMOR

Quanto ao Capiau de ontem se referir à Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, Capítulo 13, versículo 13, que fala do amor como o que deve permanecer, além da fé em Deus, pela Graça de Jesus Cristo, alguém menos desavisado perguntou por que dessa citação? Simples: 13 e 13. Este Capiau, além de idoso e cansado, é também simples na análise de uma referência que a história política pode se aprofundar com o tempo.

 

CENTRO SEGURO

A Operação Centro Seguro foi desenvolvida quinta (26) no quadrilátero formado pelas ruas Moraes Barros, José Pinto de Almeida e XV de Novembro e avenida Armando de Salles Oliveira, além da praça José Bonifácio, Terminal Central de Integração (TCI) e praça Takaki, na Paulistao. Na foto, ação desenvolvida na esquina da rua XV de Novembro com José Pinto de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima