Caldeirão Político

MULHER — I

A falta de recursos humanos é, atualmente, o principal problema enfrentado nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) em solo paulista. É o que revela uma pesquisa realizada pela Frente Parlamentar em Prol das DDMs e que reforça preocupação antiga do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp). Segundo a entidade, a Polícia Civil bandeirante tem, hoje, mais de 16,9 mil cargos vagos — déficit de quase 40% nos quadros da instituição.

 

MULHER — II

O levantamento veio a público durante o lançamento da mais nova Frente Parlamentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Para o estudo, foram ouvidas 41 pessoas, todas vinculadas, de alguma maneira, ao expediente de uma DDM ou da Polícia Civil. Os entrevistados citaram 118 pontos de melhorias. As informações foram classificadas em sete grupos.

 

MULHER — III

A conclusão é de que dois a cada três apontamentos recaem em falta de recursos humanos como o maior desafio no dia a dia das DDMs. Em segundo lugar, está a necessidade de maior valorização destas delegacias e dos policiais que nelas atuam. Potencializar o atendimento psicossocial das vítimas é a terceira questão mais citada. Falta de recursos materiais, adequação e reformas dos prédios, a necessidade de treinamento e demais problemas aparecem na sequência.

 

MULHER — IV

A presidente do Sindpesp, Jacqueline Valadares, lembra que o Estado tem a maior rede de DDMs do País, com 140 delegacias, e que, a despeito das dificuldades, a estrutura presta relevantes serviços. Contudo, não minimiza os desafios que devem ser enfrentados, conforme revelou a pesquisa.

 

MERENDA – I

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, na 60ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (23), o requerimento 960/2023, do vereador Pedro Kawai (PSDB). Nele o parlamentar questiona o Poder Executivo sobre a terceirização da merenda escolar.

 

MERENDA – II

Kawai salienta, no documento, que recebeu relatos de profissionais do setor que informam que a terceirização estaria acontecendo sem comunicação prévia. Ele questiona como é o processo de escolha da unidade escolar a ter a merenda terceirizada; se tem havido comunicação prévia e se a Secretaria de Educação tem consultado o Conselho de Alimentação Escolar a respeito.

 

PRAÇA

O vereador Fabrício Polezi (Patriota) defendeu o projeto apresentado pela Prefeitura para revitalização da praça José Bonifácio. Ele destacou, na segunda-feira (23), que houve cobrança para que fosse apresentado um projeto e agora surgem as reclamações. “Tem que ter bom senso”, afirmou. “Se cortou árvores dali e plantou em outro lugar, está ótimo”, disse.

 

PANDEMIA

A vereadora Rai de Almeida (PT) usou o tempo regimental, no último dia 19, para abordar temas do noticiário nacional e internacional, como a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada pelo Governo do Estado, por conta das diversas multas que ele sofreu por falta de uso de máscara durante a pandemia.

 

SMADS

Emendas parlamentares para Organizações da Sociedade Civil serão entregues dia 30, às 9h, no auditório da Smads (rua Monsenhor Rosa, 900, Centro), pelo prefeito Luciano Almeida e pela secretária Euclídia Fioravante. São ações do deputado estadual Helinho Zanata (PSD), vice-presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Registro: 2024 está chegando cada vez mais rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima