Caldeirão Político

COM KASSAB

O ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) foi homenageado na Sala São Paulo, segunda (16), pela contribuição que deu, como economista e estudioso de políticas públicas, à instalação e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). E, na festa, alegre, falou com o presidente estadual do PSD, Gilberto Kassab, secretário de Governo do Estado de São Paulo. Em outras palavras, uma pergunta deste idoso e cansado Capiau: o que isso tem a ver com as eleições de 2024 em Piracicaba? Perguntem a Barjas ou a Kassab.

 

AÇÕES

O vereador Josef Borges (Solidariedade) utilizou a fala regimental de 10 minutos para destacar ações do Executivo. Ele utilizou a tribuna na reunião ordinária da noite de segunda-feira (16), quando destacou os investimentos em captação de água e a necessidade de um reservatório no Corumbataí. Também deu destaque aos planos de recapeamento de asfalto e a importância da nova lei de licitações. Na área da educação, ressaltou reformas em escolas, distribuição de uniformes e treinamento para professores. Sobre a área da saúde, o vereador enfatizou a atenção primária e a necessidade de mais médicos, além de projetos para novas unidades de saúde e telemedicina.

 

‘INIMIGO’ – I

A transformação da então praça Antônio de Pádua Dutra, no Centro, em uma área para estacionamento motivou críticas à Prefeitura feitas pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. Agora asfaltado, o espaço teve cerca de 20 árvores retiradas. O partido da vereadora realizou um protesto no local contra o governo Luciano Almeida (PP).

 

‘INIMIGO’ – II

“O Partido Verde fez um movimento, colocou simbolicamente 20 cruzes, pois derrubaram 20 árvores. Exceto duas, o resto estava saudável”, lamentou Silvia Morales, que também criticou a resposta da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) ao requerimento em que seu mandato questionou a remoção da vegetação.

 

‘INIMIGO’ – III

“Derrubam árvores da noite para o dia, sem passar por Conselho do Meio Ambiente ou órgão de aprovação. Ele [o Executivo] tem o poder discricionário para fazer isso, mas ‘passou a boiada’. A praça é pública, um bem comum do povo; não se pode chegar e transformá-la em outra coisa de uma hora para outra, sem discussão, sem questões jurídicas envolvidas”, disse a vereadora.

 

‘INIMIGO’ – IV

Silvia Morales apontou que a retirada das árvores refletirá na formação de ilhas de calor e em maior impermeabilização do solo, favorecendo as enchentes na avenida Armando de Salles Oliveira. Ela criticou que a Prefeitura promova eventos de sustentabilidade, sem, no entanto, aplicar isso no município. “Aí falam de ESG. Para quem? Onde? Cadê a sustentabilidade da cidade?”, perguntou.

 

‘INIMIGO’ – V

Na avaliação da vereadora, “infelizmente as coisas estão piorando”. Em requerimentos, também está questionando as intenções já manifestadas pelo Executivo para modificar a praça José Bonifácio e a área da antiga fábrica Boyes. Silvia Morales criticou a falta de audiências públicas e da participação de conselhos municipais na discussão. “Esse governo é inimigo do meio ambiente”, declarou.

 

EMENDAS – I

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) propôs a emenda 122/2023 ao Plano Plurianual (PPA) – Projeto de Lei 1244/2023. A emenda inclui um novo inciso ao Artigo 4º, que trata do Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, fomentando a pesquisa voltada para a geração de conhecimento, novas tecnologias, produtos e processos inovadores nos Setores de Agricultura e Abastecimento, Saúde e Meio Ambiente.

 

EMENDAS – II

A emenda visa acrescentar ao PPA 2024-2027, investimentos relacionados aos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo, a fim de ocorrer fomentos à pesquisa em ciência, tecnologia e inovação nos Setores de Agricultura e Abastecimento, Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento e do desenvolvimento sustentável.

 

PSB PAULISTA

O presidente do PSB-Piracicaba e da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil, Mário Neto, esteve reunido com o presidente do PSB no Estado de São Paulo, deputado Federal Jonas Donizette, para discussão das diretrizes do partido para a próxima eleição municipal. “A reunião foi muito boa, com o deputado reafirmando a confiança no trabalho do PSB-Piracicaba”, garantiu Mário Neto. O idoso e cansado Capiau entende que não adianta tentativa de mudanças por aqui, pois será difícil, ou impossível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima