“Ainda bem que era hora do almoço e não tinha ninguém trabalhando na obra. Ou eu não estaria aqui para contar a minha história, estaria morto.” Essa foi a primeira de muitas vitórias de Alex Araújo, 41 anos. Em sua trajetória repleta de desafios, ele superou as adversidades que a vida lhe apresentou e tornou-se um empresário bem-sucedido, CEO da 4Life Prime, uma das maiores empresas de saúde ocupacional do Brasil. Alex nos contou a sua história em seu escritório, localizado na cobertura de um edifício na avenida Faria Lima, um dos mais cobiçados endereços de São Paulo.
Logo após ter vindo ao mundo, sua mãe biológica, ao sair do hospital, o abandonou em uma caçamba de entulhos, em frente a uma obra, no bairro da Vila Mariana. Era hora do almoço. O segurança ouviu um choro e encontrou Alex, um recém-nascido, em meio a pedras, madeiras e outros restos de construção que já ocupavam a caçamba. Levado novamente ao hospital, uma médica que participou do parto reconheceu o bebê. Depois de alguns dias internado para a realização de exames, Alex teve alta e foi adotado.
A família que o acolheu era humilde, mas nunca deixou faltar o básico para Alex e seus quatro irmãos de coração. Sua infância foi vivida na capital paulista e adolescência em Sorocaba, no interior de São Paulo. No regresso a capital com a família, para trilhar sua história Alex perde sua referência, seu pai faleceu. “Nunca fui um bom aluno. Estudei em escola pública até completar o colegial (hoje ensino médio), repeti de ano duas vezes antes de conseguir me formar.” Ao completar 18 anos e agora sem o pai, tem novos caminhos a percorrer.
O que Alex não sabia é que algo forte, capaz de mudar a sua vida de todas as formas, estava prestes a acontecer: ele descobriu sua vocação para vendedor e empreendedor. Seu primeiro trabalho foi na Selt Engenharia cavando buracos para instalações de redes elétricas, depois foi para a Izzy. Sucos, na área comercial. Em poucos meses, já era o responsável pela carteira de clientes corporativos da marca.
Não contente com o salário e tomado pelo potencial que aflorou dentro de si, inflado pelo desejo de crescer e estimulado pela esposa, ele foi trabalhar como gerente de contas de pessoas físicas no antigo Banespa, atual Santander. Trabalhou na instituição por seis anos e, em todo o seu ciclo, ocupou o primeiro lugar em vendas, competindo com mais de 6 mil gerentes em todo o país.
Nesta época, com apoio que tinha do banco, cursou faculdade de Recursos Humanos e, depois, de Administração de empresas. Um de seus clientes, então proprietário de uma empresa de saúde ocupacional, vendo o potencial empreendedor de Alex, o convidou para ocupar um dos cargos de gerente na companhia, que não estava muito bem e precisava de uma energia renovadora. Alex novamente topou o desafio e, em menos de um ano, aumentou o faturamento da empresa em 50%. Passou de gerente a diretor geral, potencializando ainda mais os negócios e as carteiras de clientes. Há 4 anos, ele comprou a empresa de seu antigo chefe e rebatizou a companhia como 4Life Prime.
Em menos de oito anos – uma trajetória relâmpago – ele passou de gerente, ganhando R$ 8 mil/mês, para empresário, com faturamento de R$ 18 milhões/mês. Seu segredo: transformar o que o mercado comprava como “normas e leis” em “atendimento personalizado e consultoria de negócios em saúde”.
Nos últimos três anos, o faturamento da empresa decolou. Em 2020, registrou R$ 11 milhões/mês, fechando o ano com R$ 132 milhões. Em 2021, enquanto seus concorrentes sofriam com a pandemia de Covid-19, a 4Life Prime saiu na frente e implantou um programa de testes para a doença, importando dezenas de contêineres com material para testagem.
Com isso, a empresa subiu seu faturamento para R$ 15 milhões/mês. No auge da pandemia, conseguiu importar 18 contêineres para atender a demanda. “Cheguei a abrir mão de imóveis para gerar recursos para a compra de testes do Covid-19. Não me arrependo. Às vezes, é preciso ter desprendimento material para alcançar objetivos. E eu alcancei”, analisa o empresário.
Em 2022, a 4Life faturou, em média, R$ 18 milhões/mês, com projeções para novembro e dezembro de R$ 19 milhões por conta dos exames periódicos de final de ano, que aquecem o segmento de saúde ocupacional. “Amo meu trabalho. Acordo cedo todos os dias, cumpro minha agenda de reuniões, prospecções, atendimentos e só finalizo meu dia quando risco todos os meus compromissos da agenda”, conta Alex.
“Tenho uma equipe valorizada e motivada diariamente, este é o segredo do meu negócio. Humanizar relações, premiar os destaques e mostrar que cada um pode ser dono de sua história. Não busco coadjuvantes, quero que cada um aqui, seja protagonista da sua caminhada”, explica.
O empresário já passou por dissabores na vida. Quando resolveu diversificar seus investimentos, investiu em uma choperia com a esposa, em Sorocaba, no interior de São Paulo. O negócio, quando inaugurado, explodiu. Tinha parceria com todos os colaboradores do grupo Votorantim na cidade. O empresário chegou a vender 5 mil litros de chopp por mês.
“Faturamos muito, mas eu não tinha noção de investimentos, em ter uma reserva de capital tanto para a empresa como para a minha família. Perdi muito nesta época, carros, acumulei dívidas com bancos, financiamento de casa, quase quebrei”, conta o empresário.
Agora, com a 4Life Prime consolidada, Alex aposta no esporte, mais especificamente na gestão de carreira de jovens jogadores de futebol. Também é sócio de uma produtora de conteúdo para mídias sociais focada em celebridades e personalidades. Sua agenda é dividida entre reuniões de suas empresas e viagens. Na mais recente, ele esteve em Dubai para negociar a venda de jogadores de seu portfólio.
Para Alex, o conceito de saúde ocupacional no Brasil ainda requer mais atenção tanto das empresas privadas como do setor público. “O pensamento geral é de que saúde do trabalho se resume a exames admissionais e demissionais. Isso não é verdade. O mercado evoluiu e nós oferecemos um pool de serviços para empresas que vai de exames laboratoriais até consultas com psicólogos, campanhas de vacinação, avaliação ergonômica e de risco laboral, treinamentos de brigada de incêndio, primeiros-socorros e muito mais”, explica.
Hoje, a rede credenciada da 4Life Prime atende 100% do território nacional. São atendidas mais de 700 mil vidas, divididas entre 3 mil empresas cadastradas. No portfólio de relacionamento do empresário estão marcas como Sumup, Alcoa, Mastercard, Livraria Cultura, Gucci, Alexion, entre outros.
“Quando eu comento com alguém que minha empresa vai crescer 63% em um ano no qual a economia está em recuperação e os juros altos, muitos desacreditam. Mas quando eu sento e explico como vou crescer agressivamente, aí a história muda de contexto. Sair na frente é tornar-se referência, os que vem depois vão copiar o que deu certo e, quando isso acontece, já estou pensando em inovações novamente”, explica o empresário.
Uma história de superação, muito trabalho, resiliência e vontade de fazer acontecer. No futuro, o empresário e empreendedor quer dividir o seu conhecimento com milhares de pessoas, através de palestras pelo país e um livro, não de auto-ajuda, mas com lições, exercícios, problemas e resoluções, porque é assim que Alex Araújo define o seu sucesso empresarial: um homem que superou todas as dificuldades e teve coragem para vencer.