Atender a uma demanda popular, que há mais de 50 anos penaliza a região central, onde comerciantes, moradores, escolares e demais pessoas que circulam pelas ruas Boa Morte, Ipiranga, Riachuelo e outras localidades se veem apavoradas com o grande volume de águas pluviais que causam enchentes e deságuam na rua Ulhoa Cintra.
Com foco neste problema e com a disposição do prefeito Luciano Almeida (PP), por intermédio do secretário de Obras e Zeladoria, Paulo Roberto Borges e apoio do deputado estadual Alex Madureira (PL) e o deputado federal Gilberto Nascimento (PSD), o vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), anuncia a intenção do Executivo na elaboração de projeto de reforço em galerias e outras intervenções estruturais nesta região central.
Para conferir a extensão dos problemas e verificar junto à população e comerciantes da região, o vereador Paraná, na manhã desta terça-feira (3) percorreu ruas e estabelecimentos para conferir a expectativa da população perante o andamento deste projeto, que demandará a união de esforços governamentais, em parceria visando a conquista dos melhoramentos.
Bruna Morengo, comerciante há mais de 15 anos na região observa que um dos grandes problemas é o volume de lixo que acumula pelas ruas e calçadas, devido à força das águas que descem pelas ruas espalhando materiais descartados. “Aqui em frente foi construído um mecanismo para evitar a entrada das águas”, informou Bruna ao mostrar o dispositivo de um ralo colocado em toda extensão da calçada.
Já o comerciante José Adenir Carloni, o popular Mica, que há mais de 35 anos tem sua loja na rua Boa Morte fala da insatisfação da população em geral com relação aos problemas de enchentes na região. “É importante termos agora alguém que possa lutar por nós”, destacou Mica ao referendar o desempenho do vereador Paraná no acionamento do Executivo.
Pedro Filizola, funcionário há menos de um ano no estabelecimento de Mica, também comentou sobre os vários problemas enfrentados pela população, devido aos alagamentos. “Esta situação causa prejuizos em nossas vendas, comprometendo a todos”, disse o funcionário.
O vereador Paraná reiterou a disposição da Prefeitura, por intermédio do secretário de Obras e Zeladoria, bem como o engenheiro Ivan, na elaboração de projeto para ampliação de águas pluviais que evitem o grande volume que desemboca na avenida Ulhoa Cintra, onde as enchentes são resultados do acúmulo de toda a água que vem desde a avenida Dr. Paulo de Moraes, segue pela rua Boa Morte e desce pela rua Ipiranga até escoar pela Ulhoa Cintra.
O parlamentar também observa que na rua Boa Morte é muita água que desce, onde tem pouca boca-de-lobo. “Os comerciantes nesse meio dizem que não tem como os clientes passarem na calçada quando chove, onde se faz necessário um estudo para construir galerias”, conclui Paraná.