A vereadora Cimara Pereira Prada (PV), a Professora Cimara, se reuniu com o titular da Secretaria Municipal de Educação, Bruno Roza. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (25). As pautas centrais visaram a que Piracicaba restabeleça o cursinho pré-vestibular municipal, interrompido após a pandemia, abrangendo mais de 150 alunos, e que os professores da rede pública municipal recebam mais incentivos a participar de cursos de formação continuada. A parlamentar também pediu reforço para que sejam aumentadas, na cidade, as vagas para crianças em creches de tempo integral, além de outras temáticas voltadas ao ensino.
No final das conversações, Roza sugeriu que a parlamentar faça uma indicação com os principais pontos discutidos. A intenção é que o Executivo tome ciência das alterações em curso na cidade e na região, as quais, certamente, terão reflexo negativo nas futuras gerações. Exemplo disso é a redução drástica no quadro de professores na área educacional, em decorrência do fechamento do Campus Taquaral, da Universidade Metodista de Piracicaba, e de outros impactos observados no pós-pandemia que se refletem no universo escolar.
Segundo o secretário, o cursinho popular foi encerrado em 2021, devido às irregularidades, perante o Tribunal de Contas, na contratação de professores sem concurso público e outras pendências documentais. Elas passaram a impedir que o município, naqueles termos, tratasse do ensino superior.
Roza sinalizou parceria com a Unicamp em Piracicaba, no atendimento a esses alunos do cursinho, beneficiando 300 deles, além de pontuar as tratativas em andamento para que a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) também receba parte desses estudantes. Outra colocação importante diz respeito a que a Instituição possa oferecer cursos de formação continuada a professores da rede pública municipal, tendo em vista exemplos como o curso de Engenharia, que foi avaliado com nota 5 no MEC (Ministério de Educação e Cultura), conforme declarou o secretário.
Na defesa da volta do cursinho popular, a vereadora Cimara Pereira Prada sugeriu que o município atenda às cinco regiões da cidade, especialmente no respaldo aos alunos oriundos da escola pública. O secretário Bruno Roza foi solícito à reivindicação da parlamentar e defendeu a unificação de esforços para transformar a FUMEP num centro de referência, situação em que o município se empenharia a garantir o deslocamento desses alunos. A vereadora reiterou a necessidade de ampliar o número de escolas de educação infantil, em tempo integral, e de reparar unidades escolares, construídas em locais impróprios, como em áreas de alagamentos, entre outras carências estruturais.
Também participaram da reunião a secretária de Bruno Roza, Josi Spadote, e Pablo Carajol, membro do Mandado Coletivo a Cidade é Sua.