Há três anos criei e venho desenvolvendo a ideia de uma revista, que tem como tema o poeta são-pedrense Gustavo Teixeira. O projeto tomou forma e, agora, a revista Gustavo Teixeira em Foco está pronta e sendo distribuída. Pude contar com uma pequena, porém eficiente equipe, dentro de minha própria família.
Só tenho a agradecer minhas irmãs, Edna e Sueli, minha sobrinha, Fernanda Carolina, meu cunhado, Luis, que nos forneceu o programa de computador e algumas fotos, e Fátima Rosária Momesso, amiga de infância da nossa família, que nos deu valiosa ajuda para viabilizar o pleno cumprimento deste trabalho cultural.
A publicação sai do lugar-comum, quando se trata da vida do poeta são-pedrense, e fatos inéditos trazem dados novos à sua biografia.
Para os admiradores do Poeta, contém um pouco de cada coisa: entrevistas, artigos, poesias, “tijolinhos” com curiosidades, ilustrações, fotos, entre outros.
Sua confecção demandou cerca de três anos de trabalho e pesquisa. Foi feita com muito cuidado e dedicação, e talvez deixe algumas questões em aberto para novas pesquisas.
Acaba de vir da gráfica e está sendo enviada por correio ou em mãos, tanto dentro como fora da cidade de São Pedro e do Estado de São Paulo.
Infelizmente, é uma rodagem pequena, que não vai permitir atender a todos os amigos que estão desejando um exemplar, e nem a todos os departamentos municipais e escolas do nosso município que desejaríamos atender.
Gustavo Teixeira em Foco estava esperando a oportunidade de ir para a gráfica, quando uma dessas coincidências – entre aspas – aconteceu. Um dia, uma amiga de infância de minhas irmãs e minha, veio de São Paulo com a família, passar uma temporada em São Pedro, onde têm casa.
Uma tarde, visitando-nos, viu a simulação de como a revista ficaria depois de pronta ( “boneco”). Gostou demais do trabalho, quis saber detalhes e, também, quando seria lançada. Insistiu, argumentando que nunca tinha tido oportunidade de realizar nada em benefício da cultura da cidade de São Pedro e fez questão absoluta de contribuir com a impressão da revista. E assim foi. Por muita insistência dela, a revista foi para a gráfica!
Já a enviamos para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Academia Internacional de Ciências, Letras, Artes e Filosofia do Rio de Janeiro, pela qual Gustavo Teixeira foi agraciado com um título post mortem.
A Academia Brasileira de Letras, Academia Paulista, Piracicabana e as Bibliotecas Mário de Andrade, Alceu Amoroso Lima e outras de São Paulo e interior estão recebendo a revista.
Prefeituras e bibliotecas das 10 cidades que têm rua com o nome do Poeta são-pedrense, escolas daqui e de fora, faculdades de Letras, departamentos de Governo, pessoas que colaboraram com entrevistas, fotos e informações, também estão recebendo Gustavo Teixeira em Foco.
Foi uma realização muito interessante e enriquecedora pra nós e o retorno, em forma de agradecimento, está sendo muito bom, graças a Deus!
Bete Bissoli, escritora e jornalista