A volta da realização da Festa Italiana em São Pedro é comemorada de forma muito especial para família Antonelli. De acordo com o vice-prefeito da cidade, Giuliano Ghirotti Antonelli, foi exatamente há 30 anos que sua saudosa mãe e prefeita da época, Antonieta Elisa Ghirotti Antonelli, realizou a primeira edição de um dos eventos mais tradicionais e aguardados pelos moradores e turistas da região.
Com apresentações de danças, música, shows, gincanas, missas, casamento italiano e até entrega de títulos para famílias italianas, foi em outubro de 1993 que a estância de São Pedro começou a ganhar destaque na região com sua primeira Festa Italiana.
“É impossível não me emocionar. Minha mãe (Antonieta) era completamente apaixonada por essa festa. Ela passava meses organizando cada detalhe, roupas, discursos e se reunindo com a equipe para definir cada detalhe da programação. Os convidados, como o Tony Angeli e muitos outros, se arrumaram aqui em casa e todos iam para praça a pé”, contou Giuliano Antonelli.
Com um rico acervo de fotos, cartazes e publicações de jornais da época, o vice-prefeito e médico compartilhou com A Tribuna várias lembranças de quando São Pedro era mencionada como “Capital Italiana do Estado de São Paulo”. Publicações, inclusive de A Tribuna, ressaltam a importância do evento.
“Em mais esta programação na Estância de São Pedro, a prefeita Antonieta Elisa Guirotti Antonelli dá provas, com firmeza, que o turismo da terra de Gustavo Teixeira tem amplo significado para economia, especialmente para o comércio em geral, tendo em vista do grande número de pessoas que encontram-se participando da 2ª Festa Italiana”, diz numa publicação de 15 de outubro de 1994.
Segundo o acervo da família, a prefeita realizou o evento por oito anos consecutivos. “Essa festa sempre foi um grande sonho da minha mãe, que inclusive era muito cobrada pelas famílias italianas da cidade. Reviver tudo isso é muito importante para nossa família e para todos os descendentes italianos que moram em São Pedro. Eu desejo que a retomada desse evento não seja mais interrompida e todos os anos possamos festejar essa tradição”.
O vice-prefeito também ressaltou que foi o autor da propositura 62/2020 para a instituição da Semana da Comunidade Italiana no município, quando ainda era vereador. “A Lei 4.135 de 30 de setembro de 2020 foi sancionada pelo prefeito Helinho Zanatta e fez com que nossa estância voltasse a lembrar de nossos antepassados que aqui estiveram”.
SERVIÇO: A 11ª edição da Festa Italiana de São Pedro acontece na Praça da Matriz entre os dias 22 e 24 de setembro. A expectativa é receber aproximadamente 5.000 pessoas nos três dias do evento. Informações: @setursaopedro ou (19) 3481 9269 (telefone e WhatsApp)