Caldeirão Político

VISITA

O Professor Élcio da Horta (do Partido Verde, ao centro) visitou a redação de A Tribuna Piracicabana, acompanhado pelo servidor público André Tietz — professor de Inglês —, falando sobre previsões das eleições de 2024 ao diretor, jornalista Evaldo Vicente (esquerda). Está animado como pré-candidato a vereador e, por isso, pensa na legenda que será a mais agradável possível em outubro de 2024.

 

HELINHO — I

O deputado estadual Helinho Zanatta (PSD) faz um barulho hoje, às 19h, na Alesp, em São Paulo, pela sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), a cuja legenda já pertenceu, e volta com a extinção do PSC pela cláusula de barreira. Sempre ligado ao secretário de Estado Gilberto Kassab (PSD), Helinho vai trabalhar, agora, para aglutinar mais gente à legenda, inclusive com candidaturas na Região.

 

HELINHO — II

Em outras palavras, isso pode ser interpretado como um trabalho especial em Piracicaba, visando uma candidatura à Prefeitura Municipal. Ontem (20), os fofoqueiros mais antigos da praça política já diziam que “a chaleira tá fervendo”, e que o pastor Dilmo dos Santos, que foi deputado estadual pelo PV, e está agora no PSD (leia-se Diretório local), poderá ser, quem sabe?, ser pré-candidato a vice do pré-candidato Helinho Zanatta. São as nuvens, que se alteram em forma e lugar…

 

HELINHO — III

Há comentários sobre o tema de sobra. As pedras do tabuleiro político em Piracicaba estão se mexendo a cada dia e, entre ontem e hoje, com a filiação ao PSD, Helinho Zanatta fica na expectativa de, talvez, ser um pré-candidato. E os críticos mais preparados para resposta já afirma: querem saber dele, só perguntar para São Pedro e para Charqueada, em cujas cidades, foi prefeito por oito anos, num total de 16. E foi vice-prefeito em Charqueada também.

 

DEPUTADOS

Assim, o tabuleiro parece que está mesmo para que os três deputados estaduais com domicílio eleitoral em Piracicaba sejam pré-candidatos a prefeito: a Professora Bebel (PT), Alex Madureira (PL) e Helinho Zanatta (PSD). Além deles, aparecem o prefeito Luciano Almeida (PP) para reeleição, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e o vereador Paulo Campos (Podemos). E podem vir outros, mais jovens, idealistas, o que é natural no processo eleitoral.

 

LEI DOS PARTIDOS

Em 19 de setembro de 1995, foi sancionada a Lei nº 9.096, chamada de Lei dos Partidos Políticos, com a função de regulamentar os artigos 14 e 17 da Constituição Federal. Junto com o Código Eleitoral, a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e a Lei Complementar nº 64/1990 (Lei das Inelegibilidades), ela compõe a base do Direito Eleitoral brasileiro. Portanto, completa 28 anos. É essa que precisa ser mudada? Capiau, idoso e cansado, mas com muita saúde espera a reforma.

 

DESIGUAL

Pela oitava vez, o presidente Lula (PT) fala na Assembleia Geraldo da ONU (Organização das Nações Unidas). Como um alerta, afirma: “O mundo está cada vez mais desigual. O destino de cada criança que nasce parece traçado ainda no ventre de sua mãe. A parte do mundo em que vivem seus pais e a classe social à qual pertence irão determinar se essa criança terá ou não oportunidade ao longo da vida”. Resumido, simples e disse tudo.

 

ALEX

As redes sociais foram povoadas de informação em torno do deputado estadual Alex Madureira (PL), ontem: é que foram nomeadas para o seu gabinete na Alesp a ex-vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana, e a advogada Erica Cristina Rocha Gorga, que foi candidata a deputada federal. Sem citar partido, fica claro que o jogo está sendo jogado para 2024.

 

APROXIMAÇÃO

O vereador Thiago Ribeiro (Podemos) visitou, na manhã de ontem (20), o deputado estadual Helinho Zanatta, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, Ribeiro apresentou projetos e ações que tem desenvolvido na cidade e que necessitam de recursos do Estado. “É sempre de grande importância ter essa aproximação entre as Câmaras Municipais e a Assembleia”, disse Helinho.

 

ANIVERSARIANTE

Aniversariante esta semana e apaixonado por motos desde a juventude, o deputado estadual Alex Madureira — pré-candidato pelo Partido Liberal, cujo presidente de honra é o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro — recebeu, com alegria, um bolo no Palácio Nove de Julho, muito bem produzido por assessores em São Paulo. Valeu, pela foto, é possível pensar na delícia do produto. Parabéns, mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima