Solenidade – Câmara celebra Dia do Capoeirista e entrega a Medalha Mestre Cosmo

Punida com prisão no século 19, a prática da capoeira,  hoje (19), às 19h30, vai render homenagens da Câmara Municipal de Piracicaba, quando será realizada a reunião solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e entrega da Medalha Mestre Cosmo, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. As homenagens são estabelecidas pelos Decretos Legislativos 32/2017 e 46/2017, este que tem como um dos autores o vereador Paulo Campos (Podemos) e a solenidade atende ao requerimento 684/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP).

De acordo com os documentos, o Dia do Capoeirista foi instituído com o intuito de homenagear essa expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por escravizados africanos trazidos ao Brasil, que também representa a resistência à escravidão. Antes considerada criminosa, inclusive com a prática banida no século 19, a capoeira foi reconhecida oficialmente, em 1972, como esporte autenticamente nacional e, em 2008, como patrimônio da cultura do País.

Nesse mesmo contexto da prática da capoeira em Piracicaba, a medalha Mestre Cosmo tem o objetivo de exaltar a figura de Claudival da Costa. O mestre piracicabano nasceu em 1955 e os frutos do trabalho que desenvolveu, ao ensinar a capoeira na cidade e espalhar a expressão pelo País e até mesmo fora, são reconhecidos até hoje. Tido como exemplo de “mestre-cidadão”, Mestre Cosmo também sempre deu muito valor ao conhecimento da história da capoeira, através de documentações históricas, estudos práticos e evolução do ritual, técnica e recursos. O legado de Mestre Cosmo, como referência da capoeira piracicabana, é exaltado através da medalha, que homenageia os mestres capoeiristas da cidade.

Na reunião solene desta terça-feira (19), serão 10 homenageados: Alessandro Viera Santos, contramestre Dentinho Baiano; Alexandre Rodrigues Freire; Cláudio José da Silva; Edson Camargo, mestre Saruê (In Memoriam); Jamerson Claudino de Barros, Mestre Babuíno; Leandro Leite, mestre Negão; Lúcia Helena Silveira; Marcos Vinicius Farias, mestre Marquinhos; Reginaldo Reges Sampaio Antônio e Sândio de Oliveira Gomes, Professor Cheiroso.

A solenidade é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima