Ganha-Ganha – Sinticompi faz um histórico da relação patrão e empregados

Evento contou com a participação dos órgãos fiscalizadores do poder público, tanto municipal, estadual e federal.Crédito: Divulgação

Vamos contar a quatro mãos, um breve histórico do relacionamento entre patrões e empregados que vem ocorrendo em Piracicaba e região.

Inicialmente, há alguns anos atrás, havia um preconceito de rivalidade entre o segmento patronal e o segmento empresarial. O pessoal do sindicato via o empresariado como capitalistas gananciosos e, por outro lado, os empresários viam o sindicato como extorquistas.

Como todo preconceito tem vícios, e sempre cega.

Falando como José Carlos, empresário da Pollo Engenharia, diz: “Eu ia fazer homologação dos funcionários demitidos no sindicato, e comecei a ter um relacionamento mais próximo com os sindicalistas, e gradativamente fui tendo visões cada vez mais positivas”.

Falando agora como Milton, presidente do Sinticompi, afirma: “Eu comecei a enxergar o outro lado da moeda, e fui vendo as dificuldades do empresariado”.

Ao longo dos anos, foram se criando vínculos fortes, inicialmente com a criação do CPR (Comitê Permanente Regional) em Piracicaba, modelo tripartite, que  englobou empregados, empresários e setor público, que foi um marco na visualização real dos acidentes, o que possibilitou, ao longo dos anos, uma redução drástica nos acidentes de trabalho em Piracicaba e região.

E, desde então, muitas realizações conjuntas efetuadas com muito sucesso: valorização do funcionário da construção civil, através de campanhas, “outdoors”, e , o mais importante que foi a elevação salarial, que ultrapassou o piso de diversas categorias antes mais privilegiadas; cursos profissionalizantes; alfabetização; melhoria nos canteiros de obra; diminuição drástica no numero de acidentes de trabalho; premiações dos profissionais na Câmara Municipal de Piracicaba; participação nos conselhos municipais; dentre outras conquistas.

E, o mais importante, o respeito entre as entidades, e a mudança de visão de ambas as partes.

Esse é o modelo que dá certo, todo mundo ganha. No jargão de economistas, é famoso o Ganha-Ganha, bom para todos. Estamos bem, almejamos mais, e este é o modelo para o Brasil. (Milton Costa, presidente do Sindicato da Construção).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima