Durante o mês de setembro acontece a maior campanha de conscientização voltada à inclusão social da pessoa com deficiência. Na Apae de São Pedro, pelo menos 120 pessoas (crianças e adultos) com deficiência intelectual e múltipla que são atendidas, participaram das atividades. A comemoração acontece com uma extensa programação durante todo mês.
Segundo a diretora técnica da unidade, Daniele Teixeira, a iniciativa teve inicio em 2005 pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo e tem como objetivo tornar o mês referência na luta dos direitos e inclusao das pessoas com deficiência.
“A cor verde foi escolhida em alusão ao dia da pessoa com deficiência, que é celebrado dia 21 de setembro, mesma data do Dia da Árvore, uma forma de assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos”, explicou.
Para dar maior visibilidade a campanha foi elaborado uma calendário com diversas atividades a serem realizadas por todas as Apaes do Estado durante todo esse mês. “Iniciamos com a confecção de desenhos por todos os aprendizes, que serão votados no dia 21, para escolha de um mascote oficial do Setembro Verde 2023 entre todas as Apaes do Estado”, contou Daniele.
Foram feitas fotos com elementos verdes para postagem nas mídias sociais da população, do comércio, funcionários, aprendizes e familiares. “Até o momento de estabelecimentos que se iluminaram temos além da Apae, a Harue Estética e a GTEC Informática”.
No último dia 12 aconteceu a Caminhada Inclusiva, com a participação da população, pais e aprendizes. Além disso, houve a distribuição de folhetos informativos e uma lembrancinha confeccionada pelos aprendizes da Oficina de Bijuteria. Na quarta feira foram plantados no parque da Apae três ipês amarelos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. No dia 21 haverá um piquenique com karaokê.