Caldeirão Político

THALES — I

Hoje, a partir das 8 horas, em frente à Escola Estadual Morais Barros, Vitor Pires e Valdiza Caprânico — esses líderes apaixonados pela história, como Edson Rontani Junior, para citar três — falarão sobre o professor Thales Castanho de Andrade, em frente à herma na Praça da escola. É que, hoje, Thales completaria 133 anos.

 

THALES — II 

Ali na Praça, pela rua Alferes José Caetano, está, em pedra, o que o folclorista João Chiarini escreveu a mão: “A Thales Castanho de Andrade, a maior criança-grande do Brasil”. Foi-lhe dedicado em agosto de 1.967, e este idoso e cansado Capiau era jovem, menino, e estudava nesse prédio, onde começou a Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres.

 

THALES — III

Por isso, todo canto e encanto, toda louvação, que forem dedicados a Thales Castanho de Andrade, sempre serão poucas as homenagens ao autor de “Saudade”, o primeiro livro infantil para defender o meio ambiente e a ensinar, às crianças, o amor pela natureza, pelas coisas da raiz.

 

THALES — IV

Este idoso e cansado Capiau, serenamente, fala de Thales e de Chiarini a um tempo só. E tem muitas, muitas histórias de ambos, pois foram e fomos amigos. O 15 de setembro de 1890, nascendo Thales, estaria anunciando, “com encanto e verdade”, aquela Primavera, e a professora Valdiza Caprânico, vice-presidente do IHGP, detalhe em artigo na página A2 desta edição.

 

EMENDA 4 – I

O Capiau, idoso e cansado, não é de ficar ‘apostando’ em briga, mas consegue ver sinais delas, algumas vezes. A emenda 4 ao projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), do vereador André Bandeira (PSDB), pode dar ‘briga feia’. É que o parlamentar quer retirar do projeto de lei 135/2023, que trata do orçamento de 2024, a possibilidade de o Executivo utilizar o superávit financeiro do ano que vem, sem autorização do Legislativo.

 

EMENDA 4 – II

A proposta do Executivo já foi questionada na primeira audiência sobre a LDO 2024. E agora deve voltar na pauta nesta terça-feira (19), às 14 horas, quando acontece a audiência que tratará desta e de outras cinco emendas apresentadas ao texto do Executivo. A leitura da oposição é que o prefeito está “reservando recursos” para 2024 que, todos sabemos, será mais um ano de disputa eleitoral no município. Vem briga por aí.

 

EMENDA 4 – III

Também é importante lembrar, nesta conta, que a equipe da Secretaria de Finanças elaborou a LDO 2024 com base nos índices macroeconômicos de 2021, quando o País ainda enfrentava a pandemia, com inflação alta e baixo crescimento. Quando os índices forem atualizados – na elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) –, a previsão é que o superávit financeiro fique ainda mais inchado. É a briga política. Faz parte.

 

‘FORÇA-TAREFA’ – I

Na segunda-feira (11), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) sugeriu uma “força-tarefa” para fiscalizar a qualidade dos combustíveis nos postos da cidade. Ele lembrou que, no final do mês de agosto, protocolou um ofício à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), quando solicitou uma “ação conjunta” nos estabelecimentos.

 

‘FORÇA-TAREFA’ – II

Pompeo salientou que a demanda foi identificada nas reuniões do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito. Vira e mexe, surgem no ‘zap’ vídeos de pessoas reclamando de qualidade de combustível, mas nunca sabemos se são atuais ou mesmo da cidade. Uma força-tarefa também é uma maneira de separar o joio do trigo e evitar fake news.

 

GOLPISTAS

O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou, ontem, 14, o julgamento dos primeiros réus dos atos golpistas do 8 de janeiro, quando uma horda – o termo foi utilizado várias vezes no plenário da corte – invadiu e danificou as sedes dos Três Poderes, em Brasília. As primeiras condenações dão conta de 15 anos de prisão. Além da ‘tropa de frente’, o desafio é buscar quem financiou e quem idealizou a tentativa fracassada. Aguardemos.

 

EXÉRCITO

“O fato de eventuais militares terem participado de ações golpistas e estarem sendo investigados não macula uma verdade histórica: o Exército brasileiro não aderiu a esse devaneio golpista de vários investigados, inclusive políticos”, afirma o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

CAMISA 22

O deputado estadual Alex Madureira (PL) colocou em suas redes sociais foto com a camisa do XV de Novembro, a 22, que é o número do seu partido, o Partido Liberal. Como assessor especial do presidente Luiz Guilherme, Alex tem feito reuniões e projetos para ajudar o Nhô Quim. Vai que entra no segundo tempo hoje contra o Juventus… É o jogo, de hoje. E o de 2024?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima