Teatro do Engenho – Cedan reapresenta espetáculo em comemoração aos 15 anos

Forrozeando, coreografia neoclássica, também está no programa da noite

 

Companhia Estável de Dança convida ex-bailarinos com carreiras de sucesso nacional e internacional para apresentação de amanhã, às 20h

 

 

A Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), mantida pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), reapresenta hoje, 6, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, o espetáculo que celebra 15 anos de atividades do grupo. A primeira apresentação aconteceu na semana passada, dia 31/08. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes do início da apresentação.

Camilla Pupa, maître de balé e diretora artística da Cedan, classifica o espetáculo de 15 anos como histórico. “Dia 31 de agosto de 2023 vai ficar na história da Cedan como o dia da emoção. Foi um espetáculo digno de uma companhia profissional que encantou a quem esteve presente. Agora, quem não viu, terá outra chance. E quem quiser rever será bem-vindo”.

Assim como no espetáculo do dia 31/08, o programa do Cedan 15 Anos terá apresentações de alunos da companhia e de ex-bailarinos, hoje com carreira de sucesso nacional e também no exterior. A noite comemorativa no Teatro do Engenho ainda será marcada por homenagens a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do grupo ao longo dos anos.

O espetáculo começa com Unforgettable Blues, com coreografia de Nielson Soares, com todo o elenco da Cedan em palco. “É um balé que tem como a sua maior inspiração as composições musicais criadas nos anos 1930, 1940 e 1950, onde surgiram icônicos compositores e intérpretes de blues e do famoso jazz americano”, explica Camilla.

Na sequência será apresentado Aferro, de Matheus Lourenço, com música de Jaques Brel e na voz de Nina Simone. Camila contextualiza: “Essa obra conta a história do momento que Brel conhece a atriz Zizou e se apaixonam loucamente. Foram cinco anos de um amor de veementemente entrega, intrigas, encontros e desencontros. Uma relação proibida e pouco racional, onde Brel compôs essa música para Zizou”.

A terceira coreografia da noite é Por Um Instante, de André Malosá, sobre uma colagem musical. É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. “Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, fala Camilla.

O espetáculo também traz um Pas Deux Do 2 do Lago dos Cisnes, com coreografia original de Ivanov e remontagem de Camilla Pupa. Encenada em quatro atos, a peça conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart.

Por último, a coreografia com colagem musical do Cedan 15 anos é Forrozeando, de Fernando Silva. “É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, exalta Camilla.

 

SERVIÇO – Cedan 15 Anos. Hoje, 6, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. Retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro. Informações: 3413-5212.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima