Visitas e trilhas guiadas, arborização das escolas, mutirão de plantio em calçadas, plantio em propriedade rural e oficina sobre Sistema Agroflorestal estão entre as atividades planejadas para a Semana da Árvore, programação especial preparada pela Prefeitura de São Pedro por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente que acontece de 18 a 23 de setembro e vai garantir o plantio de pelo menos 100 mudas de árvores.
O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância das árvores com atividades voltadas para todos os públicos e celebrar o Dia da Árvore, em 21 de setembro.
“O Dia da Árvore nos lembra de nossa responsabilidade compartilhada de proteger e cuidar do nosso planeta. Cada árvore plantada e cada ação sustentável realizada contribuem para um futuro mais saudável e equilibrado para as gerações presentes e futuras”, destaca o coordenador do Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.
Assim como aconteceu na Semana do Meio Ambiente, serão realizadas atividades nas escolas das redes municipal e estadual de Educação.
PROGRAMAÇÃO – No dia 18, as atividades começam com visitas guiadas para alunos da rede municipal de ensino ao Centro de Educação Ambiental, no Parque Ernesto Baltieri.
No dia 19, a trilha guiada será para alunos do ensino médio, que farão imersão na Mata Atlântica e Cerrado de São Pedro no Parque Marcelo Golinelli.
Os alunos do ensino infantil da rede municipal de ensino são o foco na programação do dia 20, quando será realizado plantio de árvores nestas unidades.
Também para o dia 20 está programado o 3º Encontro da Bacia Caipira, uma visita monitorada ao Zoológico Municipal de Piracicaba e plantio de árvores na Casa dos Velhinhos de São Pedro.
Já no dia 21, a atividade será um mutirão do Calçada Mais Verde, programa de arborização urbana iniciado na primeira semana de agosto que fornece mudas de árvores e oferece apoio técnico na seleção da espécie e no plantio. Os interessados em receber o plantio devem preencher o formulário disponível em https://forms.gle/EDEUiaEqbVarJhvH8 ou presencialmente na Coordenadoria de Meio Ambiente, localizada na tua Malaquias Guerra, 932.
No dia 22, o plantio será, com participação dos alunos da rede municipal, em propriedade rural no alto da serra e objetivo de restaurar Área de Preservação Permanente.
“Diálogo sobre agricultura baseada nos processos naturais e aula prática para instalação de um SAF (Sistema Agoflorestal)” é o tema da oficina que encerra a programação no dia 23, com Ana Clara Rocha, engenheira agrônoma e líder da área de P&D da Rizoma Agro.
O evento será realizado na entrada do bairro Alpes das Águas das 9h às12h e é aberto ao público. Os interessados devem fazer inscrição gratuita pelo formulário: https://forms.gle/VEcC8dnhbvNGNCVa8