Zoonoses – Arrastão da Dengue estará em três bairros amanhã, 2

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) seguem com as ações do Arrastão da Dengue que, amanhã, 2, das 8h às 14h, estarão nos bairros de Tupi, Jardim Bartira e Parque Peória, com ponto de encontro das equipes na Praça da Igreja de Tupi. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação do PMCA é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores. O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156. No último sábado, 26, as equipes retornaram ao bairro Pauliceia, passando pela região do Jardim Esplanada, São Francisco e Residencial Paulista, onde recolheram 4,27 toneladas de inservíveis.

ALERTA – Conforme explica Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, este ano, segundo dados climatológicos, estamos sob a influência do fenômeno natural El Niño, que tem como características apresentar temperaturas altas e chuvas intercaladas. “Essa condição é muito propícia para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, se reproduzir, o que acarreta num aumento expressivo de sua população. Consequentemente, a probabilidade de aumentar a contaminação de mosquitos com o vírus da dengue, e a sua transmissão, é alta”.

Tom alertou que toda a população deve ter olhos voltados com mais intensidade para o controle e eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente dentro de casa. “Pedimos aos piracicabanos que se juntem a nós nessa tarefa árdua, trabalhando em conjunto com a Prefeitura. Vamos evitar essas doenças, retirando e eliminando criadouros”, completou.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 29/08 de 2023 foram registrados 2.900 casos positivos e três óbitos por dengue. No mesmo período de 2022, foram 1.415 casos e um óbito; em 2021, foram 5.317 casos e um óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima