Agentes Penitenciários lotados em Piracicaba foram reconhecidos pela dedicação à segurança e ressocialização
A reunião solene que celebrou o “Dia dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária e Agentes de Segurança Penitenciária” homenageou dez servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), do Governo do Estado de São Paulo, lotados no Centro de Ressocialização Feminino “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”, no Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan” e na Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”, todos na cidade de Piracicaba.
A solenidade foi proposta pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gilmar Rotta (PP), com base nos decretos legislativos 42/2014 e 38/2018. O vereador Trevisan Jr. presidiu os trabalhos da noite. Ele destacou a importância do reconhecimento, da valorização e do serviço exemplar dos profissionais da segurança pública. “Quando lá os dois presídio e centro de detenção provisória está em paz, a cidade está em paz”, afirmou
O presidente dos trabalhos declarou que vai trabalhar para a mudança da nomenclatura dos cargos dos agentes para “policial penal”. Segundo ele, a reivindicação é necessária e de extrema importância para valorização da categoria.
O vereador Gilmar Rotta expressou sua saudação e apreço por aqueles que dedicam suas vidas à proteção e ressocialização. Ele destacou a trajetória, os anos de serviço e a relevância da atuação dos homenageados nas penitenciárias masculinas e femininas, e no Centro de Detenção Provisória.
“Muitas vezes vocês colocam a vida de vocês em risco para garantir a vida de nós que estamos aqui do outro lado. Vocês, agentes de segurança pública, colocam a vida em risco para garantir a nossa segurança. Gratidão por tudo que vocês têm feito”, declarou.
Foram homenageados os servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), lotados em diferentes unidades de Piracicaba:
Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”: Dejaldo Lopes Dorth, agente de escolta e vigilância penitenciária, e os agentes de segurança penitenciária Gustavo Rodrigues da Silva, Marceli Aparecida Moressi e Miller Robson Moreira Gomes.
Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan”: Clóvis Antonio Arias Caldeira, Kaio de Souza Pereira e Rafaela Parolina, agentes de segurança penitenciária, e o agente de escolta e vigilância penitenciária Rubens Silva Oliveira
Centro de Ressocialização Feminina “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”: Elen Lacerda de Oliveira e Jacqueline Gumier Malagoli, agentes de segurança penitenciária.
Gustavo Rodrigues da Silva, representando os homenageados, agradeceu aos membros do Legislativo pelo empenho na realização da cerimônia. Ele abordou a troca de nomenclatura dos hoje chamados agente de segurança penitenciária (ASPE) e agente de escolta e vigilância penitenciária (EVP) e falou sobre a expectativa de melhorias para a classe.
“Nossa profissão carece de conhecimento e reconhecimento da sociedade. Somos o elo entre os que cometem erros e com a privação de liberdade, imposta na forma da lei, buscam se ressocializar para retornar à vida, e ainda mantermos a custódia dos que optaram pela vida no crime, garantindo os seus direitos sem prejuízos de terem que cumprir com os deveres emanados pela força do Estado, em ordem, segurança e disciplina” declarou.
O homenageado ainda enfatizou que os agentes de segurança são servidores indispensáveis ??para a ordem pública e ressaltou a importância das famílias como apoio fundamental da missão que desempenham.
Voto de Congratulações – Durante a reunião solene, Paulo César Cavalheiro Faria foi congratulado pelos relevantes serviços prestados à Penitenciária de Piracicaba. Os vereadores Gilmar Rotta e Trevisan Jr., autores do requerimento 673/2023, que concede as congratulações, entregaram o quadro alusivo ao Voto de Congratulações, após a leitura do requerimento.
Composição da mesa — A mesa de trabalhos foi composta pelo vereador Laércio Trevisan Jr., responsável pela presidência da reunião e autor da solenidade e pelo vereador Gilmar Rotta, também autor do evento.
Também compuseram a mesa de honra o Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Ricardo Bessa, representando a Tenente Coronel Silvia Mantoani, o diretor da Penitenciária Masculina “ASP Luís Ricardo Stoduto”, Dr. Élcio José Bonsaglia, o diretor do Centro de Detenção Provisória “Dr. Nelson Furlan”, Dr. Maurício Arantes Romero Gonçalves e a diretora do Centro de Ressocialização Feminina “Carlos Sidnes de Souza Cantarelli”, Dra. Renata Dantas de Freitas.
As autoridades presentes enalteceram a dedicação e o papel fundamental dos agentes na manutenção da ordem pública, ressaltando sua resiliência diante dos desafios e a importância de uma atitude positiva em suas tarefas. Além disso, as autoridades manifestaram o compromisso de colaborar para enfrentar os desafios e trabalhar em conjunto, envolvendo a ressocialização e a proteção da sociedade.