Desenvolvimento Rural – Comder dá posse aos novos membros e elege mesa diretora

Novos conselheiros do Comder terão mandato de dois anos. Crédito: Thais Passos/Sema

 

Extensionista rural, Ademir de Lucas e o agricultor Vanderlei Sanches foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente; posse foi ontem (28), na Sema

 

O Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou reunião ordinária nesta segunda (28), na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), para posse dos novos conselheiros do biênio 2023-2025 e eleição da mesa diretora.

O conselheiro indicado pelo Instituto Terra Mater, o extensionista rural Ademir de Lucas, foi eleito o novo presidente, acompanhado do agricultor familiar Vanderlei Sanches, e do engenheiro agrônomo da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Henrique Bellinaso, como secretário.

Ademir de Lucas destacou a importância da participação de diversas instituições no Conselho, o que contribui para as discussões e tomadas de decisão. “Cada um de nós tem um papel na construção dessa agricultura mais sustentável e sólida para Piracicaba. Temos que considerar que o rural não é só as estradas rurais e nem os aproximadamente 4% da população do município que vive lá, mas também todos que vivem e sobrevivem da produção agrícola”, destaca.

O agricultor Vanderlei Sanches, indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Piracicaba, ressaltou algumas das conquistas para a agricultura do município que tiveram início e contribuição do Comder, como o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar de Piracicaba, coordenado pela Sema. “Essas políticas parecem simples, mas podem mudar a história da nossa cidade e contribuir para a permanência do agricultor no campo”, disse.

MEMBROS – A nova composição de membros do Comder é composta por titulares e suplentes indicados pelas seguintes instituições que constam na lei de criação do Conselho: Sindicato Rural de Piracicaba e Região; Coplacana; Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba); Esalq; Câmara Municipal de Piracicaba; Sema; Smads; EDA (Escritório de Defesa Agropecuária); IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Piracicaba); Ceagesp; Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura); EDR (Escritório de Desenvolvimento Regional); Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Pólo Regional Centro-Sul) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba.

Também fazem parte do Comder os grupos representantes de produtores rurais, sendo a Coopihort; Coopimays (Cooperativa dos Produtores de Milho de Piracicaba); OCS Agroecológica Piracicaba; Arca (Associação de Agricultura Familiar) e Sindicato dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar de Piracicaba, além das instituições não-governamentais: IBS e Instituto Terra Mater.

O CONSELHO – O Comder, instituído pela lei 6.957/2010, mas em exercício desde 29 de dezembro de 1993, é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo que tem como finalidade fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural de Piracicaba, atribuída aos trabalhos competentes à Sema.

Suas atribuições incluem elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Rural; estimular a participação comunitária em programas e planejamento ao desenvolvimento rural; articular-se com órgãos ou setores públicos e privados para melhorias dos serviços prestados à área rural; manter intercâmbio com entidades similares; promover estudos, debates e pesquisas relativas ao setor rural; deliberar e reivindicar sobre questões rurais, submetidas ou não à apreciação do conselho; e assessorar o Poder Executivo em matérias referentes ao desenvolvimento rural.

Em 2019, o Comder teve importante participação na construção de um capítulo no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba, que institui diretrizes sobre segurança alimentar e nutricional e a Política de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“O Comder se destaca com o estímulo da participação comunitária e a articulação com órgãos, setores públicos e privados para buscar melhorias desses serviços, dando exemplo de trabalho sério e memorável para nosso município, sendo fundamental para a execução dos trabalhos na Secretaria de Agricultura”, ressalta Nancy Thame, secretária da Sema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima