Que tal saborear um prato diferente da rotina das refeições servidas nas escolas? É o que propõe o programa “Conhecendo Sabores”, da Prefeitura de São Pedro, que teve sua ‘estreia’ na semana passada. No cardápio, um dos maiores clássicos da culinária brasileira: a feijoada. Com direito a arroz, feijão preto com calabresa, lombo suíno, carne bovina em cubos, acompanhada de uma saborosa salada de couve e farinha de mandioca e, de sobremesa, uma doce e suculenta laranja.
A iniciativa quer proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino novas, saudáveis e enriquecedoras experiências culinárias. Hoje são preparadas, em média, 32 mil refeições diárias pela Cozinha Piloto, entre café da manhã, lanches, almoço e jantar. Além dos alunos da rede municipal de ensino, recebem as refeições os estudantes da rede municipal e instituições como a Legião Mirim e Apae, além dos alunos do EJA.
Segundo a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, o programa tem como objetivo principal preparar pratos típicos brasileiros e, desta forma, oferecer aos alunos a oportunidade de explorar novos paladares.
“Acreditamos que a alimentação é fundamental para o aprendizado e bem-estar dos nossos estudantes, e é por isso que buscamos proporcionar experiências culinárias enriquecedoras”, disse a secretária. “Uma vez por mês nossos alunos terão a oportunidade de degustar um prato diferenciado, cuidadosamente preparado para preservar os valores nutricionais essenciais”, acrescentou.
AVALIAÇÃO POSITIVA – A primeira experiência do Conhecendo Sabores teve repercussão positiva. “Recebemos emails de várias escolas com elogios, relatando que as crianças gostaram bastante”, relata a nutricionista Marina Palu, responsável técnica pela Merenda Escolar.
“Gostei muito da comida da escola hoje (no dia do início do programa). Comi farofa, feijoada, salada e arroz, foi muito bom” contou Isadora Borges, aluna da Emeb Gentila Iolanda da Silva Frare.
Estudante da mesma escola, Thales Francisco também aprovou. “Eu amei comer salada, arroz, feijoada e farofa”, relatou. “A feijoada estava muito gostosa, principalmente a salada”, disse Enzo Ramos
A refeição diferenciada também deixou gostinho de quero mais. “A comida estava ótima. Adorei a feijoada. Tomara que tenha mais vezes” disse Livia Manzzato.
“Gostei bastante porque o almoço nunca foi assim e estava muito gostoso”, contou Alycia Manfrinato.
A refeição também gerou memória afetiva. “A comida foi muito boa porque todo mundo gosta desse prato. A feijoada está boa igual a da minha mãe”, disse Lauane Arruda.
A próxima edição do “Conhecendo Sabores” está agendada para setembro, com um novo e delicioso prato.