Tabaco (IV) – Efeito das Campanhas

Eu achava que as imagens nos maços de cigarro – obrigatórias desde 2002 – não surtiam os efeitos almejados pelas campanhas contra o tabaco. Felizmente enganei-me. Pesquisa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) concluiu que num período de 30 dias, 39% dos fumantes desistiram de fumar pelo menos um cigarro. 61,6% de fumantes foram levados a uma reflexão e 48,2% ficaram propensos a deixarem de fumar. O Brasil tem 27 milhões de fumantes.

O sucesso das campanhas foi tanto que o governo preparou posteriormente mais dez outras imagens mais chocantes, com o intuito de causar impacto na população. Havia foto de bebê prematuro morto e uma vítima de gangrena. Cigarros produzidos desde 05/05/2009 veicularam novas advertências. Palavras como “horror” estiveram em destaque nos alertas. A intenção era provocar uma mudança na legislação para que as imagens fossem estampadas na frente também, e não apenas no verso.

A pesquisa apontou também que só 50% dos fumantes notam com frequência os alertas, e para uma mudança seria preciso que normas da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) fossem modificadas.

 

Fonte: http://www.agora.uol.com.br/

 

Os gorilas africanos das montanhas, espécie sob forte ameaça de extinção, têm como única esperança de sobrevivência, um programa de turismo ecológico para quem quiser vê-los em seu habitat. Mas os conflitos armados na região do Parque Nacional de Virunga, no novo Congo (ex-Zaire) e em Ruanda, fizeram ressurgir a caça a esses animais, por mero esporte.

 Estou me relacionando virtualmente com um escocês há 15 dias. Recebo e-mails românticos diariamente e respondo todos. Ele diz que aconteceu algo mágico e gostaria de viver comigo por toda a vida. Em breve virá ao Brasil para me conhecer e conversarmos sobre nosso futuro. O relacionamento está intenso para ambos, mas temo que ele possa estar mentindo. Há como saber?

É curioso que em meio a um momento carregado de idealizações como sempre acontecem em relações virtuais você se questione algo tão racional, mas muito pertinente. Não quero dizer que ele minta, mas que a imagem que criamos do outro e a que passamos ao outro é apenas uma imagem. Você e ele nada sabem do outro sob o aspecto da convivência cotidiana.

E mesmo sem um primeiro encontro, que muitas vezes nem o famoso ‘clique’ rola, você fala em planos futuros e viver por toda a vida juntos. Acho que nisso pode acontecer a frustração. Não por haver mentira intencional, e sim porque o real se apresenta, fazendo as idealizações perderem força.

Os relacionamentos em geral carregam idealizações, mas virtualmente isso ganha proporções gigantescas. Para isso é bom estar preparada, pois havendo o ‘clique’, será necessário um manejo nos afetos para a paixão se transformar em amor, e isso exige maturidade de ambos.

Quanto à mentira intencional, em geral as mulheres tem grande habilidade em desmascará-la.

 

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