Vicente Paulo da Silva
Na próxima segunda-feira (28), a Central Única dos Trabalhadores, a CUT, completará 40 anos. Através de nosso requerimento acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães uma sessão solene em homenagem as quatro décadas da quinta maior central sindical das Américas e um dos maiores símbolos da luta por direitos trabalhistas de nosso país. O início da sessão solene está marcado para as 10h00 com transmissão ao vivo para todo Brasil via TV Câmara.
Fundada em São Bernardo do Campo no ano de 1983, fruto de uma longa construção coletiva, a CUT teve um papel emblemático na vida do movimento sindical brasileiro ao longo das últimas quatro décadas. É praticamente impossível discorrer sobre as grandes mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país neste período sem citar a Central Única dos Trabalhadores, tão atuante e presente nessas lutas.
Os anos oitenta marcaram decisivamente a história brasileira. Somente nesta década vivenciamos as Diretas Já, a Assembleia Nacional Constituinte, a Constituição Cidadã e a criação de entidades que teriam grande impacto na vida política e social do Brasil, como o Partido dos Trabalhadores e a CUT. Tenho imenso orgulho em ter participado ativamente da construção dessa central que tanto nos honra, bem como ter tido a oportunidade de presidir a Central Única dos Trabalhadores de 1993 até 1999.
Depois de uma sequência dura de ataques contra a classe trabalhadora capitaneada pelo golpista Michel Temer, responsável pela “deforma trabalhista” e pelo inelegível Jair Bolsonaro, extinguidor do Ministério do Trabalho, é muito importante celebrar o aniversário da CUT e, sobretudo ressaltar sua luta, a luta da classe trabalhadora brasileira pelo direito ao trabalho digno e honesto, pelo direito a livre associação e manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras, pela garantia e ampliação de conquistas e direitos trabalhistas. Nesse sentido, nosso povo poderá sempre contar comigo e com meu mandato.
______
Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, deputado federal, Advogado, professor de Direito, doutorando em Educação pela USP