Mostra Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba fica exposta até o dia 1º/09 no hall de entrada da Alesp, em São Paulo
A exposição paralela Caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba, que integra a programação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, foi aberta na tarde de terça-feira, 22, no hall de entrada da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). A entrada é gratuita e a exposição permanece no local até o dia 1º/09. O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba é realizado pela Prefeitura via Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
A paralela na Alesp é composta apenas por caricaturas premiadas das últimas dez edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. São obras de artistas e personalidades mundialmente conhecidas, como Pelé, Rita Lee, Freddy Mercury, Cristiano Ronaldo, entre outros.
A inauguração da mostra contou com a presença do secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, do diretor do Cedhu, Junior Kadeshi, e do deputado Alex Madureira, além de três jurados de premiação da 50ª edição: Max Porto, Fabiane Langona e Angel Boligán.
O secretário Carlos Beltrame destaca a amplitude do Salão de Humor para fora de Piracicaba. “É um evento que extrapola as barreiras da cidade, que recebe obras de artistas de todo o mundo e é um acontecimento cultural relevante em qualquer espaço, em qualquer lugar”, disse.
“Para nós é muito importante ter uma mostra paralela da 50ª edição na capital. É mais uma forma de divulgar esse marco histórico do Salão”, destaca Kadeshi.
Como parlamentar e piracicabano, tenho imensa alegria de apoiar a realização desta mostra cultural. Acredito que com essa ação, Piracicaba poderá se destacar em um espaço de ampla circulação de pessoas, conquistando grande visibilidade entre políticos e jornalistas”, disse o deputado Alex Madureira, que foi quem solicitou à Semac os trabalhos para serem expostos na Alesp.
MOSTRA OFICIAL – A cerimônia de abertura do Salão está marcada para sábado, 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, com entrada gratuita. A mostra terá 318 trabalhos, produzidos por 175 artistas, de 30 países.
SALÃOZINHO – Com trabalhos feitos por crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculadas em escolas públicas das Redes Municipal e estadual de ensino, e também de unidades escolares particulares, o Salãozinho de Humor de Piracicaba, que chega neste ano à 21ª edição, também será aberto oficialmente no mesmo dia e poderá ser visitado no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.
MAIS PARALELAS – A edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá mais nove paralelas: O Salão de Humor é Nosso! (No Terminal Rodoviário de Piracicaba, de a 29/10), 50 anos, 50 mãos (Na Passarela Pênsil, na avenida Beira Rio, s/n, de 26/08 a 29/10), O Olhar do Orla (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 1º/09), Pamonhas Ainda! (Na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, de 26/08 a 29/10), Censurados do Pasquim (Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), Fatos e Fotos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (No Armazém 14 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 anos de Humor (No Armazém 9 do Parque do Engenho Central, de 26/08 a 29/10), 50 vezes Zélio (Na Casa do Povoador, de 26/08 a 29/10) e Cadernos da Bel (No Pecege, de 28/08 a 29/09).
SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 26/08, às 19h, no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.