Câmara – Destaques da maçonaria são reconhecidos em solenidade

Dia da Maçonaria foi celebrado por iniciativa do vereador Pedro Kawai.CRÉDITO: Rubens Cardia Neto

 

 

Evento celebrou o Dia da Maçonaria durante solenidade no Legislativo, realizada na terça-feira, 22

 

 

“A maçonaria tem um papel extremamente importante na nossa sociedade, seja ela no Brasil ou no mundo. A maçonaria traz para todos nós o crescimento, o fortalecimento da democracia, o fortalecimento das pessoas, mas acima de tudo, o crescimento das pessoas”, declarou o vereador Pedro Kawai (PSDB).

O Dia da Maçonaria foi celebrado na noite desta terça-feira (22) em reunião solene de iniciativa do vereador Pedro Kawai, autor do requerimento 539/2023, conforme decreto legislativo 14/2013.

Por indicação dos próprios maçons, foram homenageados: Antônio Braga, da loja Lotus Azul; Benedicto Jorge, da da loja Liberdade e Trabalho; Bernardo de Filippis, da loja Os Templários de Piracicaba 662; Carlos Batista Pereira, da loja Dr. Walter Pinto; Eduval Morales Fogaça, da loja Prudente de Piracicaba; Érico César Bisson, da loja Schoreder de Piracicaba; Geraldo Francisco Lorenzi, da loja Leandro Guerrini; Gilberto Henrique Netto, da loja Phoenix; Rubens José Chinaglia, da loja São João; Sergio de Campos Ferreira, da loja Perfeita Harmonia e Telmo Francisco Bontancia, da loja União e Fraternidade de Piracicaba.

Ao falar em nome dos homenageados, Antonio Braga destacou que a maçonaria é celebrada em outras partes do mundo em uma data diferente do que no Brasil. Segundo ele, conforme consta nas atas, no dia 20 de agosto de 1822 foi declarada “praticamente” a Independência do Brasil, que só se concretizou quando Dom Pedro I, que estava viajando, declarou oficialmente como autoridade.

“Piracicaba está neste momento fazendo uma homenagem à maçonaria e ao trabalho que a maçonaria vem fazendo na cidade. Não é só em Piracicaba, mas em todas as cidades. É um trabalho que nós não divulgamos, não importa saber o que nós fazemos, mas estamos pouco a pouco ajudando os mais necessitados”, afirmou.

A mesa de trabalhos foi composta pelo presidente dos trabalhos e autor da solenidade, o vereador Pedro Kawai; pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Douglas Yugi Koga; pelo Juiz de Direito da 3ª Vara Cível de Piracicaba, Dr. Lourenço Carmelo Torres; pelo representante do Comandante Nunes da Guarda Civil Municipal, Subinspetor Lima; pelo Delegado Regional das Grandes Lojas do Estado de São Paulo – GLESP, Sr. Eduardo Amato; pelo Sr. Mauricio Calarota Desjardins, representando o Sereníssimo Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo; pelo Presidente do Colegiado das Lojas Maçônicas de Piracicaba e Região, Sr. Flávio Roberto Furlan; e pelo Diretor da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Sr. José Antonio de Godoy.

“Maçonaria não é religião, maçonaria não é partido político, tão pouco um clube social. É a união de homens livres e de bons costumes. Uma sociedade filosófica, filantrópica e universal”, destacou Flávio Roberto Furlan, ao realizar uma saudação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima