Nesta terça-feira (22), o vereador Adriano Vitor (PSDB) visitou a Cozinha Piloto “Catarina Bissoli” de São Pedro para averiguar as condições de trabalho da equipe e da infraestrutura do local que fornece diariamente 32 mil refeições para os alunos de escolas municipais e estaduais, além de algumas entidades do município. Surpreso de forma positiva, o parlamentar disse que só foi cumprir seu papel de vereador, que é o de fiscalizar ações do Poder Executivo.
“Cheguei de surpresa e fui surpreendido. A variedade e a quantidade de carnes encontradas, bem como a variedade de legumes e saladas, nos dão a dimensão de uma comida nutritiva e adequada para as crianças”, declarou Adriano Vitor.
Ainda segundo o vereador, as panelas e utensílios estavam impecavelmente limpos, e as linhas de produção setorizadas e muito bem organizadas. “O transporte da merenda até as escolas merece destaque. O acondicionamento da comida é feito em recipientes devidamente higienizados e o uso de lacres numerados garante a segurança da comida”, ressaltou.
Durante a visita, que começou às 6h da manhã e seguiu até por volta das 8h, o parlamentar também fez questão de conversar com todos os funcionários. “De forma unânime eles (funcionários) destacaram a boa qualidade da merenda, a higienização constate do local e ainda fizeram questão de dizer que seus filhos estudam na rede municipal de ensino e que também consomem a merenda preparada na cozinha piloto”.
Em relação aos equipamentos, Adriano Vitor constatou a falta de um forno industrial para auxiliar no preparo das carnes, além do forte calor no ambiente da cozinha e a necessidade de manutenção no telhado do prédio. “Essas questões vou cobrar imediatamente providências do prefeito Thiago Silva e da secretária de Educação, Samanta Almozara”, afirmou.
O vereador explicou que, se tivesse que atribuir uma nota baseado em tudo o que constatou, como o aspecto nutritivo da comida, a higiene e a organização dos espaços, os equipamentos, a qualidade do ambiente para os funcionários, e o acondicionamento e transporte da merenda até as escolas, daria nota 10. “Constatei de perto o respeito e cuidado que todos os funcionários têm com nossas crianças e, sobretudo, uma comida nutritiva e feita com amor”.
Com aproximadamente 20 colaboradores, a Cozinha Piloto de São Pedro fornece diariamente, entre café da manhã, almoço, lanche e jantar, 32 mil refeições para alunos das escolas municipais, estaduais e de algumas entidades da cidade.