Caldeirão Político

ANA PAVÃO, PRESENTE!

Na quinta-feira, 17, a Pauta da Ordem do Dia da reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba foi adiada para que os 22 vereadores fizessem uma homenagem à colega de plenário, falecida na última terça-feira, 15. Bastante emocionados, os vereadores relataram a força e a determinação da parlamentar que, mesmo acometida pelo câncer, não deixou de atuar nas reuniões legislativas, atuando no que foi, para ela, a conquista de um sonho: ser vereadora. A rosa deixada na mesa que Ana Pavão ocupava simbolizou a presença dela, agora a partir de seu legado.

 

VAI-E-VEM

Cezar Bitencourt, o terceiro advogado que assume o caso de Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agora disse, ao Estadão, que a revista Veja se equivocou ao publicar uma capa em que o seu cliente “deduraria” o ex-chefe do Executivo pela venda clandestina de jóias recebidas pela Presidência da República. Agora, ficou no diz-que-me-disse e jogou ainda mais confusão no caso. Por isso, o Capiau, idoso e cansado, fica sempre atento aos autos.

 

ADIADA – I

Frustrando expectativas de integrantes do Centrão, o presidente Lula (PT) adiou a decisão sobre a minirreforma ministerial para depois da viagem que fará, neste domingo, 20, para a cúpula do Brics, na África do Sul. A necessidade de implementar alterações no primeiro escalão do governo decorre do fato de incorporar o PP, partido de Arthur Lira (AL), e o Republicanos na base do governo.

 

ADIADA – II

A demora é justificada pela dificuldade de definir o ministério que será entregue ao PP. O partido pede o Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família, mas aliados do presidente querem que ele resista ceder o ministério. Outro fator para é não sobrepor no noticiário à série de acusações sobre Bolsonaro. Ou seja, não prejudicar a fritura do adversário. É parte da Política.

 

URNAS — I

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) começou a receber, esta semana, novas urnas eletrônicas modelo 2022. A primeira remessa inclui mil unidades, distribuídas para zonas eleitorais da capital. Os equipamentos vão substituir, gradativamente, urnas dos modelos 2009, 2010 e 2011. A Justiça Eleitoral paulista deve receber 43.296 unidades, que serão utilizadas nas Eleições 2024.

 

URNAS — II

Dezesseis cartórios da capital recebem os equipamentos deste primeiro lote. O cartório da 2ª Zona Eleitoral — Perdizes, na zona oeste da capital, recebeu 78 novas urnas. Na mesma região, outras 102 máquinas foram entregues à 374ª Zona Eleitoral — Rio Pequeno. “As novas urnas facilitam o trabalho de manutenção, a realização dos simulados e o processo de votação para o eleitor”, afirmou a chefe da unidade da 374ª ZE, Melissa Terwedow.

 

PL MULHER — I

A deputada federal e presidente estadual do PL Mulher de São Paulo, Rosana Valle, e a ex-primeira-dama do Brasil e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, recepcionaram na manhã de ontem (18) 170 mulheres no Novotel Center Norte, na capital paulista, durante encontro com filiadas e pré-candidatas que disputarão o pleito eleitoral de 2024.

 

PL MULHER — II 

Foi reforçada, na oportunidade, a importância de o partido continuar apostando em novas filiações e na preparação de lideranças femininas, para que estas possam concorrer de forma competitiva, no ano que vem, aos cargos de vereadora, de vice-prefeita e de prefeita. Também foi divulgado o projeto “Mulher que faz Acontecer”, que premiará cases a partir de janeiro de 2024.

 

PESQUISA — I

Um colaborador desta coluna, atento, lembrou o idoso e cansado Capiau que é preciso observar, na pesquisa divulgada pela Band sobre as eleições de 2024 para prefeito, que 73,6 por cento não desponderam ou não sabiam em quem votar, já que a pergunta foi sem citar nomes. Daí, Barjas Negri (PSDB) fica em primeiro com 13 por cento e o prefeito Luciano Almeida, com 1,3 por cento.

 

PESQUISA — II

Com porcentagens abaixo de um, na pesquisa divulgada pela Band, aparecem o vereador Paulo Campos e o deputado estadual Alex Madureira, assim como o deputado estadual Helinho Zanatta e a deputada estadual Professora Bebel. O quadro da pré-campanha, pelo jeito, é saber qual é o ritmo de cada um no processo de ações e envolvimento com a comunidade piracicabana. Só outubro de 2024 vai dar a resposta.

 

EM BRASÍLIA

O HFC Saúde participa da Homenagem ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e aos 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas que está acontecendo em Brasília no Plenário da Câmara dos Deputados; Lucimeire Peixoto e José Coral, do HFC, no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima