QUÉRCIA
O ex-governador do Estado Orestes Quércia — no MDB do começo ao fim — completaria hoje (18) 85 anos. Nascido em Pedregulho, governou o Estado de São Paulo de 1987 a 1991, foi senador da República, prefeito de Campinas, deputado estadual e vereador. Faleceu em 24 de dezembro de 2010 e sua atividade foi ligada à área de comunicação com jornal impresso (Diário do Povo, de Campinas; Diário Popular e Diário Comércio & Indústria, de São Paulo), rádio e televisão, e também na área da plantão de café.
ANA PAVÃO
O deputado Jefferson Alves de Campos (PL) registrou, na Câmara Federal, condolências à família da ex-vereadora Ana Pavão (PL), rogando a Deus que “o Espírito Santo conforte a família” num momento difícil. Falou em nome da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), citando o vereador e pastor Rerlison Teixeira de Rezende (PSDB). Jefferson, pastor e advogado, tem sua base eleitoral Sorocaba.
HELICÓPTERO
Um trabalho pelo bem. Assim, pode ser registrado o que foi feito pelo helicóptero Pelicano, da Polícia Civil do Estado de São Paulo, quarta (16), em Piracicaba, quando fez o transporte de um coração daqui até o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O órgão foi transplantado em um paciente que está internado no HC. Aplausos, saúde para todos.
MUTIRÃO
A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo), por meio de sua Comissão de Direito Previdenciário em parceria com a Procuradoria Regional Federal, realizará um mutirão previdenciário para que advogados e advogadas de todo o Estado possam submeter seus casos de aposentadoria à análise do INSS com possibilidade de acordo. A iniciativa nasceu a partir de um compromisso para diminuir a fila agravada com a enorme demanda existente por audiências do tema.
MUTIRÃO — II
Serão antecipados os julgamentos de processos para concessão de aposentadoria por idade rural ou híbrida ou por pensão por morte, cuja lide seja união estável. É necessário que os processos tenham audiência agendada para datas a partir de 1 de julho de 2024. Além disso, não entram no mutirão os casos que discutam ou que exijam a inclusão de prova pericial. Cada profissional da advocacia poderá fazer a inscrição de até três processos que atendam aos requisitos. Serão considerados na ação os primeiros 200 primeiros processos inscritos que cumpram todos os critérios.
MUTIRÃO — III
Os processos selecionados passarão por análise do INSS para verificação da possibilidade de um acordo. Havendo a possibilidade, o INSS fará proposta a ser protocolada na Justiça no dia 4 de outubro, por meio de petição em conjunto assinada pelo advogado e pela Procuradoria. O evento para as assinaturas acontecerá na capital paulista e será híbrido. Os advogados que não puderem comparecer poderão participar de maneira remota para tirar dúvidas e concluir o acordo. Para os casos que não forem solucionados, o processo seguirá seu curso normal até a audiência.
BARJAS FELIZ — I
Todos comentários políticos, ontem, estavam em torno e a favor do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), porque certa pesquisa foi divulgada que ele teria 47,5% dos votos em Piracicaba, como divulgado na Band. Como pré-candidato a prefeito, o que é público e notório, não há motivos para que não fique feliz.
BARJAS FELIZ — II
O levantamento do Paraná Pesquisas, já conhecido na área faz tempo, indica que o vereador Paulo Campos (Podemos) teria 9,5% da intenção de votos como pré-candidato a prefeito de Piracicaba, em segundo lugar. Campos garante que a vereador não sai mais candidato. Resta a pergunta: seria pré-candidato a vice do ex-prefeito Barjas Negri? Só o tempo dirá, lembrando que a política é como as nuvens: ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.
BARJAS FELIZ — III
Segundo a pesquisa, a maioria desaprova (74,6%) a gestão do prefeito Luciano Almeida (PP), exatamente o que derrotou Barjas Negri em 2020. 22,5% disseram que aprovam a atual administração e 2,9% não sabem ou não opinam. São detalhes da pesquisa, que devem ser respeitados. A pesquisa ouviu 716 eleitores de Piracicaba de 12 a 15 de agosto. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais.
PESQUISA
Aparecem na pesquisa eleitoral, além de Barjas e Campos, os pré-candidatos Coronel Adriana com 6,8%, Helinho Zanatta com 6,1%, Alex Madureira com 5,6%, Professora Bebel com 5,6% e Luciano Almeida, pré-candidato à reeleição, com 4,6% dos votos. Nenhum, brancos e nulos com 9,8% e não souberam responde 4,5%.
FALTOU CENÁRIO
Na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas para avaliar a intenção de votos do eleitorado nas eleições municipais do próximo ano, analistas de plantão — adversários de Barjas Negri (PSDB) — constatam que faltou um cenário sem a participação do ex-prefeito Barjas para se ter, a priori, a intenção de voto. É que o ex-prefeito estaria inelegível e, se isso se confirmar, não poderá participar das eleições, tema para a Justiça no período eleitoral.
POSITIVA
Considerando as eleições gerais do ano passado, o presidente Lula (PT) teve ampliada sua aprovação na pesquisa Paraná Pesquisas. Ele, que teve pouco mais de 29% dos votos no segundo turno das eleições em Piracicaba — de um eleitorado chamado de direita, bolsonarista! —, agora, apareceu com quase 42% de aprovação. O Capiau, idoso e cansado, repete: política é como as nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.
CAPITANEAR
A deputada estadual Professora Bebel (PT) é a única pré-candidatura progressista — digamos, de esquerda — e aliada ao presidente Lula (PT). Se capitanear essa aprovação do presidente Lula, certamente, estará no segundo turno das eleições municipais do próximo ano. Dedicação e trabalho não lhe faltam para que consiga mostrar que é a pré-candidata do presidente da República.