Caldeirão Político

VISITA

O deputado estadual Alex Madureira (PL) recebeu em seu gabinete, na manhã de terça (15), o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto. Muitos assuntos na pauta.

 

LUTO

A cidade de Piracicaba está de luto pelo falecimento, aos 45 anos, da vereadora Ana Pavão, eleita em 2020 pelo Partido Liberal (PL). O luto de três dias foi decretado pelo prefeito Luciano Almeida e pelo presidente da Câmara, vereador Wagner de Oliveira, o Wagnão. O Capiau, idoso e cansado, triste, solidariza-se com os familiares, amigos e companheiros de trabalho da assistente social, que atuou a maior parte da sua carreira no Hospital dos Fornecedores de Cana.

 

HOMENAGEM

O ex-presidente da república, Michel Temer, receberá, dia 23, o Prêmio Liberdade para Trabalhar Nacional pela Reforma Trabalhista de 2017. A entrega do prêmio acontecerá durante a edição de 2023 do Fórum Liberal, organizado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP). O evento terá entrada gratuita e será totalmente aberto ao público, bastando se inscrever pelo site liberal.org.br.

 

ESCOLA — I

Este velho e cansado Capiau ficou sabendo, nos bastidores do fundo do porão, que o Codepac aprovou o tombamento da Escola de Música de Piracicaba pelo seu preciosíssimo valor imaterial, uma das melhores notícias dos últimos tempos. Os conselheiros e conselheiras desse importante órgão estão de parabéns.

 

ESCOLA — II

Ainda não está disponível a Ata do Codepac que registra essa histórica decisão. A expectativa é a de que, uma vez disponibilizada e encaminhada ao Prefeito, Luciano Almeida, Sua Excelência assine o Decreto de tombamento. Golaço! E do meio do campo!

 

CONCLUÍDO — I

O Almanaque de Piracicaba, Século XXI, tem significado na contribuição que o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e o jornalista Miromar Rosa dão para a história piracicabana, para que não se percam as informações, os detalhes. A capa tem sentido com fotos diversas e, ali, estão Barjas e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, pois o primeiro foi secretário de Estado do segundo. Há sabor de 2024 nisso?

 

CONCLUÍDO — II

Quanto à contracapa, também fotos diversas que remetem à história do mandato do próprio ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), há um detalhe, no lado esquerdo, que ficou por conta de Daniel Negri, filho do autor, que não se esqueceu de uma pitada de bom humor: “concluído”, referindo-se ao livro. É que, nos tempos de Barjas na Prefeitura, o “ministro” Miromar inventou, em todas placas de obras, o adjetivo no feminino: “concluída”. Nesse caso, referiu-se ao livro e foi para o masculino.

 

CASAS — I

O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP) protocolou o projeto de lei 1.120/2023 que estabelece critérios para a construção de moradias populares no Estado de São Paulo. O texto prevê que as novas edificações precisam ter, no mínimo, 30m², e atendam a requisitos básicos de serviços, acessibilidade e segurança, já prevendo ampliação futura para 55m².

 

CASAS — II

Segundo Zimbaldi, a medida é necessária para impedir que casas populares menores que 30m², e sem condições mínimas de abrigar com dignidade famílias de quatro a seis pessoas, sejam construídas nas cidades paulistas, como aconteceu, meses atrás, em Campinas. Passe, nobre deputado, para mínimo de 50m².

 

DIREITA

Candidatos de direita devem procurar o governador Tarcísio de Freitas, que deve herdar o espólio político de Jair Bolsonaro (PL). Mas a oposição é implacável, e não perdoará em divulgar fotos de candidatos ao lado do ex-presidente em motociatas, como as que aconteceram na região e em recentes encontros partidários. Coisas da política, como as nuvens: ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

 

ESQUERDINHA — I

“Apesar da insistência do governo Lula, através dos seus órgãos de informação, noticiar a toda hora que o Republicanos negocia ministérios, o presidente do partido a nível nacional, Marcos Pereira, afirma que o Republicanos é um partido independente, conservador, de centro direita e que não negocia a participação na base política do governo Lula. Acreditamos que toda essa avalanche de informações duvidosas que partem do governo central é apenas mais uma tentativa de criar cizânia e desconforto no meio republicano bem como gerar instabilidade na oposição”, afirma Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha.

 

ESQUERDINHA — II

Registradas as posições políticas de Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha — ele é de direita e, de esquerda, só tem o apelido dos tempos jogos de futebol —, é bom lembrar que a Política é feita de conversa, diálogo, de troca de ideias, e daí surgem os comentários, as notícias, as pílulas que fazem ferver ou esfriar o caldeirão do dia a dia. Ninguém usa meio de comunicação para ser insistente, o noticiário corre à solta, e as posições ficam ora de um jeito, ora de outro jeito. Vamos em frente, Esquerdinha, que agora poderia até ter outro apelido. Os amigos podem pensar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima