Caldeirão Político

DEITANDO E ROLANDO

 

O prefeito Luciano Almeida (PP) está começando a virar garoto propaganda de seu próprio governo. Nessa nova fase, indo para as ruas, o prefeito vai desconstruindo as narrativas e críticas que permearam os seus primeiros e distantes anos de governo, já que ficava mais no gabinete e menos nos espaços públicos. Agora, amplia o contato. É que 2024 político-eleitoral já começou mesmo.

 

REPASSES — I

Os municípios paulistas poderiam receber repasses maiores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) tem apresentado estudos detalhados sobre o impacto das renúncias fiscais do Estado nos orçamentos municipais.

 

REPASSES — II

O deputado Marcolino é vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que está promovendo audiências públicas sobre o Orçamento Estadual de 2024. Nesses encontros com a população, o parlamentar apresenta estudos sobre o orçamento da cidade que recebe a audiência e tira dúvidas dos munícipes sobre a arrecadação e, principalmente, sobre o impacto na desoneração fiscal.

 

REPASSES — III

“Não somos contrários a desoneração fiscal, porque em alguns setores ela realmente ajuda a impulsionar a economia. Mas é preciso que a população entenda o processo que faz com que os municípios recebam um repasse menor do Orçamento do Estado e que tenha mais transparência”, disse o deputado Marcolino.

 

ASSÍDUOS — I

Agora que o Prefeito Luciano Almeida assumiu definitivamente que tentará a reeleição, está mais presente nos eventos públicos e privados, geralmente acompanhado por alguns secretários. Este idoso e cansado Capiau, tem observado que os dois secretários mais presentes são o procurador Guilherme Monaco de Melo e o titular da Semutri, Reinaldo Pousa (Podemos).

 

ASSÍDUOS — II

A dupla comparece em todos os eventos, o que é ótimo, mas Pousa vai até nos que não guardam qualquer relação com a pasta que ocupa, como foi nesta semana na entrega das matrículas aos proprietários de lotes regularizados no Jaraguá, realizada pela Semuhget. No mínimo, curioso entender o que um Secretário de Transportes Internos está fazendo num evento de entrega de matrículas de lotes, em pleno expediente. É pré-candidato a vereador ou a vice-prefeito? 2024 começou faz tempo.

 

JOIAS — I

Após deflagração da operação da PF contra esquema de lavagem de dinheiro através de joias, relógios e pedras preciosas que visam apurar corrupção praticada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), resta saber como ficarão seus discípulos, caso seja comprovado. O silêncio de Bolsonaro incomodou na última sexta feira e até os que o defendiam cegamente, como ex-ministros e parlamentares próximos já começam a desembarcar dessa nau.

 

JOIAS — II

É o que esse idoso e cansado Capiau aguarda para as próximas eleições de 2024, já que tem candidato a prefeito que se elegeu na onda bolsonarista, e, pelo que tudo indica, ficará órfão, isso para não perder votos, pois a decepção com o ex-presidente é grande e não seria inteligente ter seu nome associado a um corrupto de pedras preciosas, caso seja comprovado, é claro. Só que política continua como as nuvens.

 

REPUBLICANOS

“Eu avalio, hoje, que o Republicanos é um partido de esquerda. Querendo se aproximar do Lula em um momento como esse, jogando pesado, trocando seus membros dentro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST sem avisá-los, inclusive, previamente disso (…) Eu vejo como lamentável e isso aí coloca o Republicanos em pé de igualdade com os partidos de esquerda, eu realmente não consigo entender”, explica o deputado federal (PL-SP), ao comentar reforma ministerial em que o PP e o Republicanos entrarão no atual governo.

 

GOVERNABILIDADE

Difícil entender? Não é difícil. O exercício político, a governabilidade e outros ingredientes da República, são realmente assim. É natural que as negociações políticas sejam feitas, que os conceitos sejam alinhados pela maioria de forma democrática, e não há outro caminho para que se governe. Ou há. Se alguém o tiver, por favor, passe a este idoso e cansado Capiau, que está indo para seis década assistindo a tudo isso. Importante, talvez, não seja o nobre deputado Bolsonaro entender, mas saber que há sinais de melhora no Brasil.

 

MEMÓRIA

Se a memória do idoso e cansado Capiau está bem, o então prefeito João Hermann Netto que, na polêmica retirada do monumento ao Soldado Constitucionalista para reforma da Praça José Bonifácio, investiu a máquina para cima dos seus opositores, o ex-prefeito Salgot Castillon e a então vereadora Adele Bachi, que guardavam o monumento. Hermann, a seu modo, soltou a caçamba a dois metros deles, causando barulho, sustos e espantando a todos. Piracicaba e seu folclore político, e as más línguas contam que foi contra um oficial de Justiça. Lenda, talvez.

 

NOTA OFICIAL — I
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento à menina J.V.D, de cinco anos, registrado na UPA Vila Cristina, sexta (11), teve início às 20h41, quando acompanhada da mãe a criança deu entrada no plantão médico. A mãe informou que a filha havia sofrido uma picada de escorpião no pé direito. Conforme os relatórios emitidos, o atendimento iniciou-se às 20:47 pela triagem e às 21:03 iniciou o atendimento médico que, tendo em vista a gravidade do caso, encaminhou-a para sala vermelha com objetivo de estabilização do quadro clínico.

 

NOTA OFICIAL — II

Foram tomadas as medidas iniciais de suporte clínico para estabilização e solicitada imediatamente a vaga para UTI Pediátrica junto à Santa Casa de Misericórdia onde deu entrada às 22:45 diretamente na UTI levada pelo SAMU. Informações adicionais estão sendo levantadas e a própria OSS abriu procedimento para auditar o atendimento oferecido no dia 11.8.2023. A Secretaria de Saúde se solidariza com a família pela perda e se coloca à disposição dos familiares para eventuais esclarecimentos. Triste isso.

 

CATERPILLAR

 

O deputado estadual Alex Madureira (PL), na sua agenda em Piracicaba, foi recebido pela diretoria e funcionários da Caterpillar, semana passada. E mostrou que é bom de braço, pois, além de moto e carro, é bom também para conduzir um trator. Aliás, fica feliz porque é fabricado em Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima