Vias públicas – Prefeitura inicia obras para adequações na área urbana

Ampliação na faixa de acomodação na avenida Luciano Guidotti com a rua Antonio Keller consta no pacote de intervenções

Objetivo é proporcionar mais segurança, conforto e fluidez no trânsito, aponta a Semuttran

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana obras de adequações geométricas em diversas vias na área urbana da cidade, a fim de melhorar a mobilidade no município. Os serviços já começaram na praça Antonio de Pádua Dutra, entre as ruas XV de Novembro e Moraes Barros, com previsão de término no dia 7/10, e também na abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale, com conclusão prevista para 18/08.

A empresa contratada é a RJ Das Neves Obras Eireli, pelo valor de R$ 3.669.404,55, incluindo mais de dez intervenções em diferentes bairros. O critério de julgamento da licitação foi o menor preço. O contrato assinado está disponível na íntegra no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br), na aba Licitação/Editais.

Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a Pasta elaborou projetos de melhorias no sistema viário que incluem a construção de canteiros, minirrotatórias, remodelação para criação de vagas de estacionamentos e adequação geométrica de diferentes pontos, com o intuito de proporcionar mais segurança, conforto e fluidez no trânsito.

“A todo momento temos novas demandas que são analisadas pelo Departamento de Engenharia da Semuttran e também de pontos críticos na cidade, de acordo com as estatísticas de acidentes que constam no sistema Infosiga, que é o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. Ano a ano, então, implantamos vários projetos que melhoram a geometria das vias, sempre visando a segurança de todos os envolvidos com a mobilidade urbana, tanto motoristas quantos pedestres, ciclistas, motociclistas”, disse.

OBRAS – Além das obras na praça Antonio de Pádua Dutra, com a construção de 62 novas vagas de estacionamento, sendo 31 para automóveis e 31 para motocicletas e acesso, por meio da praça, para a rua Moraes Barros, e dos trabalhos para abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale, as outras intervenções previstas no edital são: alargamento de trecho da avenida dos Marins e rua Santo Morato; ciclovia e alargamento nas avenidas Jaime Pereira e Rui Teixeira Mendes; prolongamento viário da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni; rotatória na rua Cardeal Arcoverde com a rua Luther King; faixa de conversão na avenida Cássio Paschoal Padovani com a rua Alberto Nepomuceno; prolongamento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite com a rua Lavinio Pompeu; ampliação na faixa de acomodação na avenida Luciano Guidotti com a rua Antonio Keller; estacionamento e rotatória na avenida Luciano Guidotti e rua Sebastião Pinto Salgado; instalação de guarda-corpo em diversos pontos da cidade, passeio (calçadas) em pontos de ônibus e readequação de bocas de lobo em ciclofaixa.

O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima