Piraselos – Exposição é aberta na Casa do Povoador

A exposição “Piraselos” foi aberta no sábado, na Casa do Povoador e recebeu cerca de 100 visitantes, entre eles o prefeito Luciano Almeida; o secretário de Cultura, Carlos Beltrame; o vie presidente da federação Internacional de filatelia, Reinaldo Macedo; o presidente da sociedade Paulista de Philatelia, Braz Martins e o secretário da SPP e Febraf, Federação Brasileira de Filatelia, Ygor Chrispin. Todos recepcionados pelo Presidente do Clube Filatélico e Numismático de Piracicaba, Paulo Araripe e seus diretores Robson Peniche, Alessandro Ricardo Aparício, e Adolpho Queiroz. Presentes também o coordenador da Casa do Povoador, Ésio Pezato e Ivana Negri, Carmem Piloto e Elisabete Bortolin, representantes da Academia Piracicabana de Letras.

A exposição foi concebida com a cessão de duas importantes coleções de selos sobre a cidade de Piracicaba, Fernando Silvano e Nelson  Monteiro Spada, ambos já foram vice-presidentes do Clube e possuem importante e interessantes coleções de selos, carimbos, envelopes sobre efemérides e instituições locais, bem como personalidades políticas e intelectuais da nossa história, entre eles Luiz de Queiroz, Thales de Andrade, Prudente de Moraes e do ex presidente do CFNP, Danilo Sancineti, entre outros.

Das instituições que participam da mostra, certamente a ESALQ possui o maior volume de selos na mostra e na coleção, através de eventos realizados, Associação Atlética da Esalq, CENA, seminários, congressos, entre outros momentos marcantes da sua história centenária. Selos do Colégio Dom Bosco, também centenário, participam da mostra. O selo do centenário do XV de Piracicaba e de uma edição dos jogos Abertos do Interior, realizado em Piracicaba, também compõem a exposição. E de festas populares, como a Festa do Divino.

Antes de descerrar aa fita solene da abertura da exposição, nas cores da bandeira da cidade de Piracicaba, nos seus 256 anos, o prefeito Luciano almeida disse aos presentes que estava feliz em participar da abertura, “porque sou um velho colecionador de selos. Tinha uma coleção quando tinha meus 14 anos, mas não me perguntem onde ela está…. sei que está lá em casa, mas preciso procurar. E preciso também que vocês avaliem a importância dela do ponto de vista cultural”.

Mostrou-se também feliz com o retorno do Clube Filatélico e com o tema escolhido para exposição, uma homenagem a Piracicaba. “Sei que temos até mesmo selos fiscais emitidos pela prefeitura no século XIX. Interessante esta marca histórica, mostrando de que forma o Município contribuiu para o desenvolvimento da filatelia em nossa cidade.”

Para o Secretário de Cultura, Carlos Beltrame, “ao recuperar uma parcela da nossa história, através dos selos, o Cube filatélico enriquece sobremaneira mais um aniversário de nossa cidade. Saúdo aos seus dirigentes e desejo-lhes êxito nesta retomada das atividades do clube em nossa cidade”.

Para o vice-presidente da Federação Internacional de filatelia, o brasileiro Reinaldo Macedo, disse que “o que vi por aqui hoje, está tudo muito bom. Muito grato pelo convite e como lhes disse antes da abertura, a amizade é o melhor patrimônio que construímos com a Filatelia. E ver Piracicaba retornando ao nosso grupo, aos nossos movimentos, às nossas exposições é um motivo de imensa alegria, eu que nasci inspirados nas Exfinupis (Exposição Filatélica e Numismática de Piracicaba) que alcançou dimensão internacional, vejo nessa retomada, um grande futuro para o movimento colecionista aqui nessa cidade eu inspirou sempre muitos de nós que hoje estamos no campo filatélico nacional e internacional.”

Para o presidente da SPP, Braz Martins, “foi um momento muito bom; estar em contato com vocês, trocarmos ideias e conhecermos os novos colecionadores; estamos semeando a amizade que é típico da filatelia. A iniciativa de vocês merece todos os aplausos e a montagem vai certamente estimular muito a iniciarem -se no colecionismo. Parabéns pela empreitada, contem conosco no que estiver ao nosso alcance. Queremos estar novamente juntos no futuro para vermos de que forma podemos colaborar para o êxito de novas realizações aqui em Piracicaba.”

Emocionado e feliz com a presença dos representantes oficiais e representantes também das sociedades filatélicas paulista e internacional, o presidente do Clube, Paulo Araripe destacou “que não poderia haver presente mais significativo para a nossa cidade, no mês dos seus 256 anos. Temos aqui expostos, envelopes do tempo em que nossa cidade ainda se chamava Constituição, antes de virar Piracicaba. E comemoramos também neste 1º de agosto, os 180 anos da emissão do primeiro selo brasileiro, o olho de boi, também noutro distante 1º de agosto do século XIX. Estamos oferecendo a todos os piracicabanos, uma grande aula de história da cidade através dos selos. Reitero a todos o convite para participarem desta mostra conosco, que fica até 30 de agosto aqui na Casa do Povoador”.

Prefeito Luciano Almeida; vice presidente da FIP, Reinaldo Macedo; secretário Carlos Beltrame e presidente do CFNP, Paulo Araripe

Autoridades, visitantes e convidados na abertura da “Piraselos”.

A cerimonialista Elisabete Bortolin, o prefeito Luciano Almeida e mais adiante o presidente Paulo Araripe e o secretário do clube, Adolpho Queiroz

O prefeito Luciano Almeida assinando o livro de presença

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima