FOP/Unicamp – Cepae promove evento de aleitamento materno

O Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP – Unicamp) promove o “I Fórum sobre Aleitamento Materno do Cepae”. O Fórum, que celebra os 30 anos do Cepae e o mês dedicado ao aleitamento materno, acontecerá nos dias 10 e 17 de agosto, com três eventos: uma mesa redonda, um minicurso e um seminário, envolvendo 12 profissionais presentes e mais diversas participações online. O evento é destinado a profissionais da área de saúde e todos que têm interesse no tema.

Amamentar traz inúmeros benefícios não somente para o bebê como também para a mãe. A organização Mundial da Saúde preconiza que 100% das crianças sejam amamentadas de forma exclusiva até completar 180 dias de vida (6 meses). Porém, o último levantamento feito pelo ENANI (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil) encomendado pelo Ministério da Saúde e publicado em 2019, mostra que apenas 23,3% são amamentadas de forma exclusiva no Brasil. Se pensarmos que aos 4 meses de vida é quando se dá a maior prevalência de desmame, pode-se pensar que ao sexto mês somente cerca de 10% das crianças ainda estejam sendo alimentadas apenas com o leite materno, tal como já mostrava a II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas capitais Brasileiras e Distrito Federal, publicada pelo Ministério da Saúde em 2009.

Com o objetivo de elevar esses índices, são realizadas várias ações de estímulo à amamentação, especialmente durante o mês de agosto, que é o mês dedicado ao Aleitamento Materno.

A Mesa Redonda “Incentivo e proteção legal às mulheres trabalhadoras que amamentam no Brasil e em outras partes do mundo” do dia 10-08 (8h00) contará com um advogado, um psicólogo e uma nutricionista que discutirão as leis de incentivo ao aleitamento materno, contrapondo a realidade brasileira com as informações apresentadas por participantes online de diversos países do mundo.

O Mini Curso “Conceitos básicos para tornar-se um agente de estímulo à amamentação”, que acontecerá dia 17-08 (8h30), ministrado por uma cirurgiã-dentista e uma enfermeira, abordará as bases científicas da amamentação, desde a produção do leite materno aos problemas de manejo da lactação.

O seminário “O aleitamento materno sob a ótica de diferentes áreas da saúde”, que será dia 17, às 13h30, encerra o I Fórum com um time de sete profissionais (cirurgiã-dentista, nutricionista, fonoaudióloga, enfermeira, psicóloga, otorrinolaringologista e pediatra) que farão abordagens específicas sobre o aleitamento materno, falando sobre a importância da amamentação de acordo com a sua especialidade.

A taxa de inscrição é 1 kg de alimento não perecível (a ser entregue no dia de cada evento).

 

SERVIÇO – Mais informações e inscrições: www.fop.unicamp.br/agostodourado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima