Caldeirão Político

CICLOVIA E CICLOFAIXA

A instalação de ciclovia e ciclofaixa no entorno e nas proximidades da orla do rio Piracicaba também está incluída nos projetos. O prefeito Luciano Almeida assinou ontem (4) contrato para aquisição de crédito de R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), para investimento em obras de infraestrutura na cidade. O valor faz parte do pacote de R$ 1 bilhão em investimentos anunciado durante evento de aniversário de Piracicaba nesta semana, na terça-feira (01). A?????????????

 

AGENDA

A visita do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ontem (4), a Piracicaba foi extensa, a convite da deputada estadual Professora Bebel (PT). Desde as primeiras horas, o ministro visitou a cidade, conversando com empresários, trabalhadores, Acipi, Simespi, entrevista coletiva e degustou o famoso Pintado na Brasa, de propriedade de Reginaldo Costa. A pergunta do ministro foi objetiva: é o mesmo que fazia no Mirante? Sim. E elogiou. Como é sempre lembrado o restaurante da família Benites!

 

UFSCAR

Também ao ministro Luiz Marinho, a deputada Bebel e ex-prefeito José Machado fizeram colocações sobre a possível instalação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conforme movimento que ocorre com apoio da sociedade piracicabana. Há possibilidade de negociação com a Rede Metodista de Ensino, já que a Unimep paralisou as atividades. Marinho recebeu a ideia com atenção. Ótimo.

 

CONVERSANDO

A foto de ontem do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e o ex-deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), publicada na coluna deste idoso e cansado Capiau, repercutiu por todos os cantos. O comentário mais seguro é de que combinam uma “dobradinha” para 2024, visando a chefia do Poder Executivo, com tucano pré-candidato a prefeito e o ex-parlamentar a vice-prefeito. Comentar não é pecado, muitos menos tomar um café num estabelecimento de alto nível.

 

CENTRO VIVO – I

O Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba realizou, na terça-feira, 2, a quarta reunião ordinária do ano, com extensa pauta, dentre eles a ação “Movimento Centro Vivo”, onde já observa “certa degradação” das áreas centrais da cidade, e a necessidade de evidenciar os problemas e apontar sugestões de modernização, preservar a história, a simbologia, os valores e os valiosos patrimônios arquitetônicos.

 

CENTRO VIVO – II

Com essa premissa, o Conselho organizou palestra com o arquiteto Marcelo Guidotti que apresentou o tema “Revitalização, Requalificação e Ressignificação do Centro Expandido e da Praça Central”. O presidente da entidade, Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha, avalia que a “iniciativa busca colaborar novamente com os órgãos públicos, governo municipal e forças vivas da cidade”.

 

O QUÊ? – I

Em alusão ao 1º de agosto, aniversário de Piracicaba, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) soltou a seguinte pergunta: “o que comemorar nos 256 anos da cidade?”. A provocação, em tom de crítica, aconteceu na 39ª Reunião Ordinária, quinta-feira (3). Ele ressaltou que a Câmara comemora 201 anos no dia 11. “É uma história de cultura e prestígio”, disse, ao lembrar do ‘colega’ Prudente de Moraes.

 

O QUÊ? – II

Mas, para Trevisan Jr., esse não é o contexto atual. O vereador utilizou o termo “arrogância” para definir o chefe do Executivo. Além disso, disse que a área da Saúde está decadente e reclamou ainda da coleta de lixo, ao expor fotografias de áreas sujas. Ele também criticou a 1º Expo ESG Piracicaba, evento realizado recentemente para discutir práticas sustentáveis.

 

ZANIN – I

Com aprovação de 14 favoráveis e dois contrários – Anilton Rissato e Fabricio Polezi, ambos do ‘Patriota’ –, a moção de aplausos 106/2023 irá homenagear o advogado Cristiano Zanin Martins por sua aprovação para o cargo de Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A propositura é da vereadora Rai de Almeida (PT). “É um orgulho ter mais um piracicabano de destaque nas instituições do nosso país”, disse a vereadora Rai de Almeida (PT), autora da propositura. É isso.

 

ZANIN – II

O parlamentar Fabrício Polezi (Patriota) usou a Tribuna para justificar seu voto contrário. “Em 2013, Zanin assumiu a defesa de Lula nos projetos da Lava Jato. Em 2020, seu escritório passou por busca e apreensão. Em 2021, então advogado, conseguiu a anulação do ‘barbudo engaiolado’. Participou como coordenador da campanha do ‘barbudo’. Não é nada pessoal, é político”, justificou.

 

ZANIN – III

Cristiano nasceu em Piracicaba e mudou-se para São Paulo em 1994, para cursar Direito na PUC-SP, formando-se em 1999. Na mesma instituição concluiu especialização em direito processual civil. Iniciou na área advocatícia em 2000 e, em 2022, abriu seu escritório em sociedade com a esposa, Valeska Martins. Dedicou-se a litígios empresariais e recuperações judiciais. É um dos autores do livro Lawfare: uma introdução (2019), que trata sobre o uso do Direito para fins políticos. Fez, como advogado, uma brilhante carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima