Mandato coletivo – Vereadora discute programação do “Dia Municipal da Favela”

Evento será no dia 4 de novembro, em atrações culturais com foco na identidade periférica e demais atividades que chamem atenção à potência que existe nestas comunidades

A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” esteve nos últimos dias em diversas reuniões com o intuito de discutir as atividades em comemoração ao “Dia Municipal da Favela”, que será celebrado em novembro, conforme a Lei 9.657/2021, de sua autoria.

Na quinta-feira (27), Silvia Morales, juntamente com o integrante do Mandato Coletivo, Jhoão Scarpa se reuniram com os representantes da Central Única das Favelas – CUFA Piracicaba, Herold Eugênio e Pazé (Paulo José Keffer Franco Netto). O encontro aconteceu nas dependências da Semac (secretaria municipal da Ação Cultural), sob a titularidade de Carlos Alberto Lordello Beltrame.

A CUFA e a vereadora Sílvia Morales, em nome do Mandato Coletivo solicitaram o apoio da Secretaria para que o Engenho Central possa sediar o evento no dia 4 de novembro. O intuito é trazer atrações culturais que representem a identidade da periferia piracicabana e demais atividades que chamem atenção à potência que existe nas favelas.

A vereadora apresentou a ideia de reunir no local as diversas ações que irão acontecer neste dia, como o Fórum Regional sobre Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social: “Moradia e Saúde Pública”, realizado pelo projeto vencedor do Edital do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

“Estamos pensando em uma programação que contemple momentos de formação e debates sobre o tema da moradia e também a comemoração do Dia da Favela, com atividades culturais como treatro, cinema e música” – explicou a vereadora. O secretário Beltrame se dispôs a contribuir com a realização do evento através da concessão do espaço do Engenho Central, entre outras ações que estiverem ao seu alcance.

Já na sexta-feira (28), o Mandato Coletivo e a CUFA estiveram reunidos com o diretor de Programação do SESC (Serviço Social do Comércio de Piracicaba), Francisco Galvão, com o mesmo intuito de apoio e parceria para a programação. De maneira receptiva, foram discutidas entre os presentes diversas ideias para atividades com as quais o SESC eventualmente poderá contribuir, que incluem, por exemplo, a apresentação de uma peça de teatro relativa ao tema, a produção de um vídeo documentário, ou uma roda de conversa sobre o empreendedorismo nas favelas.

Na segunda-feira (31) a vereadora Silvia Morales esteve reunida com o grupo responsável pelo projeto de ATHIS, referente ao Edital do CAU, com as arquitetas: Bartira Mendes, Ana Carolina Mello, Beatrice Teixeira, Camila Camargo, Mariana Cicuto, Ingrid Martins e o arquiteto Luis Kehl.

A representante da Facesp (Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo), Maura Augusta Soares, que também integra o projeto Gerações, justificou ausência na reunião, que teve por finalidade alinhar o andamento e organização das atividades que irão compor a programação do “Dia Municipal da Favela”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima