Bordadeiras promovem bazar solidário neste sábado (5)

Integrantes do Grupo Solidário Matriz São Pedro – foto: Daniella Oliveira

Neste sábado (5), das 9h às 15h, as bordadeiras do Grupo Solidário Matriz São Pedro estarão no coreto da Praça Gustavo Teixeira para comercialização do trabalho artesanal de bordado em ponto cruz que realizam. Todas as terças, aproximadamente 35 bordadeiras se reúnem com o objetivo de socialização e de manter viva a tradição cultural deste artesanato de São Pedro.

Com o chamado Bazar Solidário, a renda obtida com a venda dos produtos será usada integralmente para a aquisição de fraldas geriátricas destinadas às famílias que necessitam.

HISTÓRIA DO BORDADO – O bordado chegou a São Pedro com a imigração europeia, ainda no início do século XX. A percussora foi a dona Joana Furlani, que apresentou esse trabalho para Ana Hermelinda Baltieri Azzini, e deu sequência nesta arte manual, a cidade de São Pedro, foi polo do Bordado em Ponto Cruz, principalmente do avesso perfeito.

Durante décadas foi referência para quem iria se casar vir montar seus enxovais. Com a grande demanda, ela passou a ensinar centenas de mulheres e homens que faziam o trabalho como fonte de renda e até extra para complementar em casa. Com a industrialização as máquinas ocuparam as mãos destas bordadeiras, mas ainda é mantida na cidade essa tradição. Há vários grupos espalhados na cidade, com pessoas de diversas idades, e com a utilização das técnicas em seus mais diversificados suportes.

 

2 comentários em “Bordadeiras promovem bazar solidário neste sábado (5)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima