Educação – Bebel articula encontro com ministro visando instalação da Ufscar na cidade

A deputada estadual Professora Bebel durante audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 13 de abril deste ano, quando oficializou o pedido de uma universidade federal em Piracicaba. Crédito: Divulgação

 

Audiência acontece nesta quarta (02), às 15 horas, em Brasília; encontro foi agendado pela deputada estadual Professora Bebel (PT)

 

 

Articulada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), uma comitiva de Piracicaba terá nova audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta (02), às 15 horas, em Brasília, quando discutirá ações voltadas à instalação e um campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) no antigo Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. Além da deputada Bebel, compõem a comitiva o ex-prefeito José Machado, o professor Ely Eser Barreto César e o secretário municipal da Educação, Bruno Roza, que vão dialogar com o ministro sobre as viabilidades para garantir a instalação desta universidade federal em Piracicaba.

Este é o segundo encontro que a deputada Professora Bebel articula com o ministro da Educação, Camilo Santana, visando a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. O primeiro foi em 13 de abril deste ano, quando foi oficializado o pedido para implantação de uma universidade federal na cidade. Naquela audiência, realizada em Brasília, agendada a pedido da deputada estadual Professora Bebel (PT), que também é segunda presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), o ministro disse que “se tem campus, tem que ter a universidade”, sinalizando favorável ao pedido feito pela comitiva.

Naquela audiência, o ministro Camilo Santana se comprometeu a estudar o processo em que se encontra a Unimep e analisar as várias possibilidades que possam dar um destino para que o campus Taquaral continue sendo utilizado para a formação universitária. A deputada Professora Bebel, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, inclusive já havia levado essa solicitação de utilizar o Campus Taquaral para a instalação de uma universidade federal ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio do Planalto, no último dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido. Também levou essa reivindicação ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho, do qual também participaram o  presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, e diretor financeiro da entidade, Gilberto Felippe, com a finalidade de propor ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de Piracicaba.

INDUSTRIALIZAÇÃO — Bebel também argumenta que Piracicaba foi um dos primeiros municípios a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar, e que uma universidade federal no município é fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia não só da região, mas do Estado de São Paulo.

CAMPUS TAQUARAL — O campus Taquaral da Unimep, que chegou a ter mais de 50 cursos universitários, tanto de graduação como de pós-graduação, e pelo menos 15 mil alunos, de acordo com a deputada Professora Bebel. “Estamos trabalhando pela instalação de uma universidade federal porque a desativação do campus Taquaral deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade”, ressalta a deputada Bebel, que está trabalhando com afinco para que a universidade federal seja instalada em Piracicaba.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima