Valores – PLR pretende gerar R$ 107 mi na economia da Região de Piracicaba

Juca, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Crédito: Divulgação

Metalúrgicos começam a receber o benefício no mês de agosto; para o presidente dos Metalúrgicos, Wagner da Silveira, o Juca, é uma conquista

 

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) está prevista na Constituição Federal, um benefício oferecido ao trabalhador, considerada uma remuneração em que parte dos lucros da empresa é dividida entre os colaboradores.

A empresa obrigada a realizar o pagamento é aquela que teve um Acordo Coletivo ou Convenção Coletiva. Os valores pagos pela PLR não são salário, e não devem ser adicionados tributos e encargos. A implantação representa um maior comprometimento junto aos trabalhadores.

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região teve para a PLR da categoria uma grande conquista na agenda diária de negociações junto a diretoria, fechando acordo em 99% das empresas.

Segundo o presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), a maioria dos metalúrgicos irá receber a primeira parcela neste mês de agosto, “as negociações somam o montante de R$ 107 milhões de reais, o que movimenta a economia da cidade e de toda a região ”.  A segunda parcela será paga nos meses de janeiro, fevereiro ou março de 2024.

Para Juca, a categoria vê a PLR com bons olhos, pois oferece um benefício que contribui na retenção de bons profissionais para o mercado, “além disso, o benefício reforça o orçamento familiar, podendo colocar em prática alguns projetos e sonhos do trabalhador. E com isso, gera negócios, sendo possível colocar o dinheiro no lugar certo. Dando mais acesso aos serviços para melhorar a qualidade de vida da nossa categoria e fazer a economia girar”.

O modelo da PLR é definido pelas empresas, e para isso existem duas maneiras. Uma delas é a meta estabelecida para toda a empresa, onde é definido um lucro que deseja alcançar no ano, e se atingido um percentual é pago. Outro tipo de meta é por área ou colaborador, a meta é estabelecida e a área ou trabalhador também recebe a PLR, de acordo com a porcentagem atingida.

O papel do Sindicato é acompanhar as negociações e analisar se o benefício está sendo oferecido e pago devidamente. “Piracicaba tem um excelente histórico de negociações. Na verdade, somos pioneiros na conquista e no pagamento da PLR em todo o Brasil. Nossa cidade é referência e a diretoria atua para que o benefício seja entregue a cada ano”, conclui Juca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima