SindBan Piracicaba – Sindicato aprova diretrizes e faz homenagem às mulheres

Homenagem marca o Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha

Uma homenagem às mulheres, pela celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (25 de julho), foi um dos destaques de Plenária do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, que ocorreu na última quarta-feira, 26. “Nós temos uma presença muito forte das mulheres na nossa categoria e também atuando no Sindicato, como diretoras ou em assessorias, e precisamos aproveitar esses momentos para fortalecer a luta das mulheres em defesa da sua vida e dos seus direitos”, observou José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato.

Durante o evento, também foram homenageadas, por sua atuação específica, a assessora do Sindicato Cláudia Renata Novolette, pela atuação à frente do Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piracicaba), e a diretora Letícia Peres Faria Françoso, pelo trabalho destacado, em nível nacional, em defesa da pessoa com deficiência.

Como representante do SindBan Piracicaba e da Feeb (Federação Estadual dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Letícia tomou posse, recentemente, no Forbrace (Fórum Brasileiro de Conselhos Estaduais dos Direitos das Pessoas com Deficiência).

O encontro também aprovou diretrizes de luta para a entidade, como o combate à taxa de juros imposta pelo Banco Central, que tem sido um obstáculo à recuperação econômica do país.

“Nós fizemos um amplo debate sobre a situação econômica e política do país e os impactos sobre a categoria bancária”, afirma. “O atual presidente do Banco Central, Campos Neto, na prática sabota o Governo Federal e com isso prejudica a economia e a vida de todas as pessoas, sobretudo dos trabalhadores”, completa.

Do ponto de vista específico, uma das preocupações levantadas durante a plenária foi com a imposição, por parte de alguns bancos, de metas indevidas e abusivas aos bancários e bancárias. “É uma imposição arbitrária, que contraria nossa convenção coletiva de trabalho e provoca insegurança e adoecimento entre os trabalhadores. Não podemos permitir essa situação”, enfatizou Paiva.

O dirigente destacou a representatividade da reunião, que contou com a presença de diretores e membros de comissões de emprego das cidades de Piracicaba, Capivari, Cerquilho, Laranjal Paulista, Santa Bárbara D’Oeste, São Pedro e Tietê. Além disso, participaram representantes sindicais do Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Banco Pan, Banco Votorantim, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander.

O encontro também aprovou a necessidade intensificar a luta pela internalização dos trabalhadores que atuam no ramo financeiro na representação dos Sindicatos de Bancários, de fortalecer o processo de reestruturação do Economus, com participação financeira do Banco do Brasil, e de se manter uma participação efetiva do SindBan, enquanto entidade do campo da esquerda, no processo eleitoral de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima