Reconhecimento – Moções homenageiam escolarização e esporte amador do bairro Tupi

De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), as moções foram entregues na manhã desta terça-feira (25), na quadra da Escola Estadual Pedro de Mello, no bairro Tupi

A educação e o esporte desenvolvidos no bairro Tupi foram evidenciados com a entrega das moções 60/2023, de aplausos aos 100 anos da escolarização do Distrito de Tupi, e 100/2023, de aplausos ao Tupi Futebol Clube, por ser campeão da Taça Cidade da Superliga Série Ouro.

De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), as moções foram entregues na manhã desta terça-feira (25), na quadra da Escola Estadual Pedro de Mello, no bairro Tupi.

Inicialmente chamado “Escolas Reunidas de Tupi”, o grupo escolar funcionou no prédio localizado nas esquinas da rua Piracicaba e 9 de julho, tendo como primeiro diretor o professor Francisco Pousa de Toledo. Nos arredores de Tupi, já havia uma pequena escola no Morro Grande, e também uma escola na fazenda “Rocha”, hoje Colinas de Santa Isabel.

Com a perspectiva iminente de crescimento do recém-criado bairro Tupi, José Basso, então administrador da fazenda Morro Grande, solicitou junto ao governo do estado a transferência desses pequenos grupos escolares para o promissor bairro de Tupi.

Em 19 de novembro de 1940, pelo decreto 11.589 do então interventor federal no estado de São Paulo, o Sr. Dr. Adhemar Pereira de Barros, o grupo escolar passa a ter o nome de “Pedro de Mello”.

“A gente sabe da importância da educação na formação de uma sociedade mais justa, mais ética e mais comprometida. Cem anos de história da escolarização do distrito Tupi mostra o porquê que o bairro Tupi é tão importante e tão marcante para a nossa cidade”, elogiou o vereador Pedro Kawai.

A moção de aplausos aos 100 anos da escolarização no Distrito de Tupi foi entregue ao diretor da E.E. Pedro de Mello, Thiago Franco, à diretora da Escola Municipal José Antônio de Oliveira, Karitânia Vilela Macário e ao presidente da Associação de Moradores do distrito de Tupi, Carlos José Marco da Silva (Chitão).

O diretor Thiago Franco destacou que o processo de escolarização de Tupi demonstra a força organizacional e política que a comunidade do distrito tem. “Então para nós que somos líderes na educação, é um orgulho poder participar desse momento histórico de 100 anos e estarmos à frente da escola Pedro de Mello, porque nós acreditamos que as lideranças locais e do poder público devem e fazem a diferença em quem nós estamos representando”, disse.

Tupi Futebol Clube — Fundado em 1930, o Tupi Futebol Clube é a agremiação amadora com mais tempo de atividade em Piracicaba. O clube teve duas importantes conquistas nos últimos dois anos: o campeonato amador da Liga Piracicabana de Futebol em 2022 e a Taça Cidade da Superliga, em 2023.

A moção enfatiza o trabalho da diretoria que assumiu o clube em 2021, formada em sua maioria por atletas da equipe e liderada por Vagner Cardoso da Silva e Wanei Ayres Ferreira Junior e destaca a participação da torcida que compareceu em massa em todas as partidas das competições.

O vereador Pedro Kawai ressaltou a importância do esporte amador na cidade, principalmente na motivação e na prática do esporte. “É uma alegria muito grande quando o Tupi Futebol Clube consegue chegar a um título tão importante como que foi o da Taça. Que a gente possa cada vez mais reconhecer a importância da prática esportiva, e, acima de tudo, reconhecer o trabalho desses clubes que fazem que o esporte amador de Piracicaba seja cada vez mais forte e mais relevante para o nosso dia a dia”, afirmou.

A moção de aplausos ao Tupi Futebol Clube foi recebida pelo presidente do clube, Vagner Cardoso da Silva. “O clube vem há dois anos evoluindo muito e o nosso objetivo é com certeza conseguir mais um título para o Tupi Futebol Clube. Só tenho que agradecer por receber essa moção”, agradeceu o presidente do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima