Tradição – 197ª Festa do Divino atraiu 45 mil pessoas ao Largo dos Pescadores

Tradicional encontro das Bandeiras reuniu os três barcos no rio Piracicaba

Ponto alto aconteceu no sábado, 15, com o Encontro das Bandeiras

 

A 197ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba foi encerrada domingo, 16, na Rua do Porto, com a Procissão de Nossa Senhora Aparecida, missa e a passagem da Bandeira do Divino aos próximos festeiros. Segundo o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Victor Alberto Toti, cerca de 45 mil pessoas passaram pelo largo dos Pescadores de 9 a 16/07 para participar das festividades.

O evento é organizado pela Irmandade com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A bandeira passou de Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolim ao casal Rafael Protti e Liliane Roberta Sartori, que a partir de agora são os guardiões do principal objeto da Festa do Divino.

No ponto alto da festa, no sábado, 15/07, o prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e primeira-dama, Andréa Almeida, e o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, participaram na embarcação maior do tradicional Encontro das Bandeiras, no rio Piracicaba, e da missa no largo dos Pescadores.

“Sentimos aqui, presente na festa, o que é a fé e como essa devoção é tradicional envolve o coração das pessoas”, resumiu Luciano Almeida. O secretário Beltrame destacou que é o conjunto — fé, tradição, população e rio — que torna a Festa do Divino mais especial. “É um clima de emoção único, tanto na parte religiosa como na parte cultural, festiva”.

O presidente da Irmandade, Victor Toti, com sorriso no rosto ao término da missa, após o Encontro das Bandeiras, falou da satisfação em realizar mais uma edição da Festa do Divino de Piracicaba. “Superou nossas expectativas e é ótimo ver que as pessoas estão prestigiando, recebendo bençãos e também se divertindo. Ser devoto é isso, ter fé e amor”.

DEVOTOS – Rosângela Amaral, piracicabana que é frequentadora assídua da Festa do Divino, disse que a edição deste ano foi bonita e destaca a procissão e o Encontro das Bandeiras como os momentos mais marcantes. “Também é muito bonito ver como a população comparece e prestigia tanto a parte festiva como religiosa do evento”.

A também piracicabana Creusa Passari se emocionou com o Encontro das Bandeiras da 197ª edição e reservou o dia exclusivamente para a festa. “O Divino para mim representa uma devoção profunda. É um momento maravilho de paz, de receber as bençãos de Deus, além de ser uma tradição de Piracicaba. Não perco um ano”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima