Solenidade – Trabalhador Rural e Agricultor são homenageados na Câmara

Solenidade na terça-feira, 13, destacou o Dia do Trabalhador Rural e o Dia do Agricultor. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

Proposituras de Ana Pavão (PL) e Gilmar Rotta (PP) homenagearam os cidadãos Rodolfo Golveia Vilela, Élcio Rogério Nicoletti e Fábio de Toledo

 

O “Dia do Trabalhador Rural” e o “Dia do Agricultor” foram celebrados em reunião solene, quinta-feira (13), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Autoridades, representantes de entidades, amigos e familiares dos contemplados compareceram na reunião solene. As celebrações alusivas às datas neste ano foram propostas por meio do requerimento 386/2023, do vereador Gilmar Rotta (PP), em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, onde foram contemplados Élcio Rogerio Nicoletti, que desde a infância trabalha no sítio Nicoletti, e Fábio Aparecido de Toledo, da Fazenda São Francisco.

Já no requerimento 432/2023, da vereadora Ana Pavão (PL), ao Dia do Agricultor, foi contemplado Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, formado em engenharia, mestre e doutor em Saúde Pública e que implantou a Piracicaba o SAF (Sistema Agroflorestal).

Na formação da mesa diretiva dos trabalhos, os autores da solenidade, Ana Pavão e Gilmar Rotta, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Saltinho, Adão Alves, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Piracicaba e Saltinho, Vanderlei Sanches Baesteiro, o diretor da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Adenir Graciani, e a vereadora Rai de Almeida (PT).

Rai abriu o ciclo de saudações, com apontamentos sobre imagens de vídeo que acompanham a execução do Hino Nacional, onde se percebe o contraste de riqueza frente à grande pobreza que ainda se observa no País. “Que a riqueza possa ser distribuída para todos”, ponderou a parlamentar, que na sequência parabenizou os contemplados da noite. “Vocês que lavram a terra, que ela possa ser o celeiro de distribuição para todos nós do País, que ninguém passe fome frente à tanta riqueza”, concluiu.

O diretor da Acipi, Ademir Graciani, destacou a condição do Brasil como grande celeiro do mundo. “Através de vocês, que colocam o alimento para todos”, ressaltou o orador para mostrar a importância e a dignidade de quem se dedica pela agricultura, desde os primórdios da humanidade. Ademir também parabenizou os contemplados da noite, pela força de trabalho e energia, lembrando que nem sempre é respeitada as condições de vida do homem do campo, que muitas vezes são obrigados a vir para a cidade.

Vanderlei Sanches Baesteiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Piracicaba e Saltinho, iniciou suas considerações enfatizando o papel dos vereadores, que estão sempre ao lado do agricultor. “Me sinto em casa. Sou agricultor há 43 anos”, reiterou o sindicalista. Baesteiro destacou a importância de se produzir os alimentos, onde 75% do que chega às mesas são da agricultura familiar.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Saltinho, Adão Alves agradeceu o empenho dos vereadores Gilmar Rotta e Ana Pavão, bem como dos demais integrantes da mesa de honra, numa noite de homenagens. Ele considerou os momentos difíceis, que penalizam o homem do campo, mas que este povo enfrenta as dificuldades. “A homenagem é pelo reconhecimento da importância grande para o Brasil, na representação de milhares de agricultores, muitos que nem tem este reconhecimento”, enfatizou. “Sigam em frente, não olhem pra trás, pois o dia de amanhã será bem melhor”, concluiu.

A vereadora Ana Pavão ocupou a tribuna de honra do salão nobre para saudar a todos os contemplados da noite. Além de considerar a gratidão em ser formada dentro de um hospital da classe canavieira e reconhecer o amor e carinho dos que acreditam na terra.

A parlamentar também lembrou o quanto é importante um alimento fresco todos os dias. “Foi uma das minhas melhores escolhas de datas para homenagear este povo, para que tenhamos mais saúde, cada vez mais forte. Obrigado a todos, e contem com esta Casa, onde estamos sempre dispostos a comprar qualquer briga”, concluiu.

O presidente dos trabalhos da noite e, autor do requerimento pela solenidade, Gilmar Rotta falou da instituição das homenagens na Câmara, que também conta com o apoio da vereadora Ana Pavão, lembrando que a parlamentar é a idealizadora da criação da Comissão de Agricultura, perante as nove comissões da Casa de Leis, onde tudo referente ao setor da agricultura passa por lá.

Gilmar Rotta reafirmou os 10 milhões de pessoas, que representa 67% da força de trabalho na agropecuária, lembrando que a prova maior foi na época da pandemia, onde se mostrou a força do homem do campo, do trabalhador e do agricultor. “Nos enche de orgulho fazer esta homenagem”, disse o parlamentar, que também lembrou o seu tempo de criança, na roça, no plantio e colheita da melancia, onde se ajeitava os ‘talinhos’ para forrar o caminhão, para não estragar a fruta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima