MUDANÇA DE CLIMA

Não é apenas a frente fria, que vem do Sul, que muda o clima em Piracicaba. Na política, o vai-e-vem dos ventos é constante. Crítico e opositor do prefeito Luciano Almeida – inclusive, tendo votado favorável à abertura do processo de cassação do chefe do Executivo —, o vereador Acácio Godoy (à direita) também acompanhou a 2a Edição do “Pira nos Bairros”, no último sábado (8), ao lado do comandante da GCM, Sidney Nunes; vereadores Gustavo Pompeo e Anilton Rissato (ambos do Avante) e do secretário de Saúde, Filemon Silvano. A aproximação é tamanha que Almeida e Godoy agora se somam nas fileiras do PP. Prova de que a conjuntura, hoje, pode se alterar até outubro de 2024, e de que a frase dos mineiros — “política é como as nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito” —, muito citada pelo ex-presidente Tancredo Neves, continua mais viva e certa do que nunca.

 

PENSAMENTO

Um registro especial neste 14 de julho que, entre tantos eventos históricos, comemora-se a Tomada da Bastilha, em Paris (França), em 1789. Para alegria de todos, comemora-se hoje o Dia da Liberdade de Pensamento, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. “É garantido ao indivíduo o direito de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista”, eis a garantia. E é por essa escola que passou este Capiau, sentado na primeira fileira.

 

SUGESTÃO — I

É difícil dar sugestão porque sempre vem o lado político contra este idoso e cansado Capiau. Mas se o prefeito Luciano Almeida (PP) deseja uma revolução na administração pública de Piracicaba — e, para quem gosta de pesquisa, que a faça urgente — é só determinar que, com a equipe do Semae, nos consertos pelas ruas, um outro grupo de asfalto a acompanhe. Serão servidores, em duas equipes, uma abrindo os buracos e outra fechando os buracos.

 

SUGESTÃO — II

Faz anos e anos que Piracicaba vive esse dilema e nenhum prefeito tomou essa atitude. O Semae abre, conserta o esgoto ou o encanamento, e ali fica o buraco mal tapado e sem asfalto para que se aguarde, quando puder, o setor competente passar para a solução. E o Capiau pergunta: é difícil, é proibido, é irreal, é loucura fazer isso? Depois, que volte a pesquisa para saber do nível de satisfação que o cidadão terá em não ver mais tantos buracos abertos pelo Semae.

 

MERCADO

Numa ampla visão sobre comércio internacional, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) — que governou o Estado de São Paulo por quatro mandatos — foi objetivo, ontem (13), ao defender que o Brasil precisa, e como precisa!, reconquistar os mercados dos países vizinhos, ou, em outras palavras, o Mercosul principalmente e América Latina como um todo. Visão de estadista.

 

FABRÍCIO — I

Nem sequer amanheceu a quinta (13) e o Capiau, realmente idoso e cansado, recebeu críticas de políticos que querem atacar. É que, na coluna, foram publicadas as posições do vereador Fabrício Polezi (Patriotas), que defende as ideias da família Bolsonaro, de extrema-direita.

 

FABRÍCIO — II

E o Capiau escreveu e reafirma a estima pela pessoa do nobre vereador, porque a nossa prédica é da paz, da paciência, da tranquilidade, da serenidade. Vamos em frente, cada um, a seu modo, defendendo suas ideias. Nossas divergências com o bolsonarismo, sim; nosso respeito com todos.

 

MUNICIPAIS — I

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região informa aos servidores municipais sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que entendeu pertinente à contagem de tempo de serviço prestado no período de 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 (período da pandemia) tendo em vista que nesta época, estava vigente a Lei Federal 173/2021 congelando salários e benefícios.

 

MUNICIPAIS — II

O sindicato esclarece que a notícia veiculada nos meios de comunicação de que há uma “decisão” foi distorcida, o que foi divulgado é apenas um parecer jurídico do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo. Como o TCE não possui capacidade judicante para esse tipo de decisão, apenas emite pareceres não vinculativos com caráter unicamente consultivo.

 

MUNICIPAIS — III

O departamento jurídico do sindicato em contato com o TCE já obteve o parecer na íntegra e está estudando a utilização do documento para ajuizar ações judiciais na esfera competente, nesse caso a Justiça Estadual.

 

MUNICIPAIS — IV

O Sindicato dos Municipais orienta aos servidores que fiquem atentos nas informações da entidade que, por sua vez, não medirá esforços para atender os anseios da categoria, como sempre fez ao longo da sua história.

NOS COMENTARISTAS

O deputado estadual Helinho Zanatta, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), esteve ontem (13), das 12 às 13h30, na Rádio Educadora de Piracicaba, durante o Programa Comentaristas, dirigido por Jairinho Mattos juntamente com os mais brilhantes do rádio piracicabano. Foi um bom bate-papo e Helinho defendeu um “mandato propositivo” e não simplesmente de homenagens. “Temos que ajudar o governador, como agentes de transição”, e o Governo tem que colocar na prática. Está preocupado com a fome, com a miséria, e o alerta foi colocado pelo próprio Programa Comentaristas. “Vai ter Bom Prato em Piracicaba”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima