Reunião solene – Força feminina no setor de panificação é exaltada

Autor da homenagem, vereador Acácio Godoy destacou a função social do setor de panificação. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

Oito profissionais representantes do setor receberam o título de “Panificador do Ano”; Apapir foi homenageada pelos 60 anos de fundação

 

 

A presença das mulheres no setor de panificação foi evidenciada durante a reunião solene para entrega do título de “Panificador do Ano”, promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba na noite desta terça-feira (4), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. Neste caso,  foram homenageadas as “panificadoras do ano”, já que oito mulheres profissionais do setor receberam o título, através do requerimento nº 406/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), em atendimento ao decreto legislativo nº 12/2010. Na ocasião, ainda foi entregue a moção de aplausos nº 72/2023, também de autoria do parlamentar, pelos 60 anos de fundação da Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região).

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo vereador Acácio Godoy e também foi composta pelo vereador Gilmar Rotta (PP), pelo presidente da Apapir, Levi Róquia, pelo presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Cançado, pela vice-presidente da Apapir, Edilene Aparecida Taranto Coelho e pelo gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Homero Scarso.

O título foi entregue às panificadoras: Andrea Copoli Gibim, Andréia Regina Ramaciotti Delabio, Carolina Bianchim, Creusa Aparecida Setten Trevisan, Edilene Aparecida Taranto Coelho, Elisabete Mazero, Geni de Fátima Geraldin Presotto e Judite Rasera.

O autor da solenidade, Acácio Godoy, explicou que a iniciativa de homenagear as mulheres foi do presidente da Apapir. “É a força, a destreza e a sensibilidade das mulheres que fazem deste setor o que é”, disse. “O setor de panificação movimenta a economia de Piracicaba, emprega mais de três mil pessoas de maneira direta e indireta, alimenta famílias”. O vereador destacou que ele próprio tem origem no setor de panificação. “Quando os outros setores acordam pela manhã, nós já estamos de pé com o primeiro alimento pronto. Nós temos uma função social. Um dos alimentos nutritivos e mais acessíveis é o nosso pão”, ponderou.

Pão nosso – Em discurso, o presidente da Apapir, Levi Róquia, destacou o “amor e carinho” empregados no trabalho. “Estas mulheres guerreiras estão há mais de uma década à frente de suas empresas, como mães, esposas e industriais. A escolha delas para a homenagem foi justíssima por tudo o que representam para o setor. Viva o pão, pão é vida, é energia e lugar de pão é na padaria”, disse.

Já o vereador Gilmar Rotta lembrou das dificuldades econômicas e do comércio no País. “Sabemos que é um trabalho árduo, cansativo, levantar de madrugada, funcionando 24 horas”, afirmou. “Esta homenagem fortalece, valoriza e incentiva a todos a continuarem lutando”. O gerente regional do Ciesp, Homero Scarso, também enalteceu o trabalho desempenhado pelos profissionais. “Vocês sabem o quanto é desafiador”, afirmou. “Mas a alegria é de todos nós de ter o pão quentinho todos os dias de manhã e agradeço por nos proporcionarem isso todos os dias e também outros produtos que agregam valor ao serviço de vocês”.

Em nome das homenageadas, Elisabete Mazero destacou a união, o companheirismo, abnegação e o intenso trabalho que representam o setor. “Agradeço ao povo piracicabano, que fortalece todos os dias o nosso setor, quando nas primeiras horas do dia aguardam nossas padarias abrirem para começar o dia”, colocou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima