Prefeitura autoriza o serviço de compartilhamento de bicicletas

Jane Franco e Henrique Domingues, da Semuttran, em visita técnica à avenida Renato Wagner, que pode receber estação de bike

Edital de credenciamento, previsto para ser publicado até o fim do mês, disponibilizará critérios para instalação das estações e dos requisitos técnicos

 

Piracicaba poderá ter em breve serviço de compartilhamento de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual, como patinetes e afins. O decreto referente ao tema foi publicado ontem, 4, no Diário Oficial do Município, e autoriza o credenciamento de empresas para o serviço, com ou sem estação.

Conforme o Decreto, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), poderá firmar os Termos de Credenciamento e de Permissão de Uso com a empresa fornecedora do serviço pelo prazo de 12 meses, possibilitando a renovação pelo mesmo período, limitado à vigência máxima de até três anos (36 meses).

O edital de credenciamento, previsto para ser publicado até o fim do mês, disponibilizará os critérios para instalação das estações e dos requisitos técnicos e operacionais do serviço. As empresas interessadas em participar do chamamento público terão o prazo de 30 dias, a partir da publicação do edital, para apresentação de documentação de habilitação para a primeira chamada. De acordo com o decreto, a exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual será realizada por meio de plataforma tecnológica gerida pela credenciada.

“Esse credenciamento que começará assim que publicarmos o edital visa atrair empresas para operarem o serviço na cidade. Após o credenciamento, a Semuttran emite a autorização para iniciarem os trabalhos. Nosso intuito é tornar o trânsito cada vez mais inclusivo e, claro, pensando na segurança de todos, independente do modal utilizado para se locomover na cidade”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, acrescentando que o serviço será pago pelo usuário, já que o município apenas autoriza o compartilhamento e fiscaliza exigindo que promovam o serviço de forma segura.

Entre os diversos locais sugeridos para implantação das possíveis estações de bike, segundo a Semuttran, estão Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Centro Cívico, Largo dos Pescadores, avenida Renato Wagner, avenida Cruzeiro do Sul, Praça do Parafuso, Estação da Paulista, Lagoa do Santa Rita e Terminal Central de Integração.

A relação dos interessados será apresentada em sessão pública a ser informada no aviso de abertura, após o término do prazo de apresentação da documentação, e posteriormente será publicada no Diário Oficial de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima